Vai ter uma entrevista de emprego? Quando lhe perguntarem pela expectativa salarial, é assim que deve responder

Quando não tem experiência, pode não ser fácil responder à questão «Qual a sua expectativa salarial?», por isso é importante ter uma noção da realidade do mercado. A pensar nisto, o Alerta Emprego partilhou dicas para o ajudar a responder a esta questão.

 

Tome nota:

1. Faça uma pesquisa
Quando entra no mundo do trabalho, pode sentir-se pressionado a aceitar a primeira oferta que lhe fazem. Obter experiência é importante, mas o salário também é importante em cada etapa da sua carreira. Então tire um tempo para fazer pesquisas salariais com antecedência.

A plataforma Brighter Future da Fundação José Neves pode dar uma preciosa ajuda.

 

2. Tenha um número-base
Parte da sua pesquisa deve incluir uma análise detalhada das suas despesas e metas previstas. Perceba de quanto precisa não apenas para sobreviver, mas para viver confortavelmente.

O ideal é ter uma faixa de 10% a 15% superior ao salário que pretende. O salário-base é sempre o número mais importante a considerar, porque é a partir daí que a empresa calcula quaisquer bónus e aumentos salariais futuros.

3. Considere benefícios adicionais que pode negociar
Às vezes, certos factores significam que não conseguirá um salário mais alto, mas o trabalho pode proporcionar um grande crescimento para quem está a começar. Esse é o momento de procurar benefícios adicionais que possam fazer o cargo valer a pena.

Alguns dos benefícios que pode negociar são, por exemplo, bónus de produtividades, licença remunerada, local e horas de trabalho, seguro de saúde ou descontos em bem-estar, entre outros.

 

4. Destaque o seu valor para a empresa
O facto de não ter experiência no sector não significa que não trará valor a uma empresa. Na entrevista destaque as suas competências mais fortes e compare-as com a descrição do cargo.

5. Pratique muito
A prática leva à perfeição, e isso é verdade. Pratique as respostas em voz alta com alguém, várias vezes, antes de conversar com o recrutador. Esta é uma oportunidade para o seu potencial empregador observar as suas competências de comunicação e interpessoais. Se souber a faixa salarial praticada pode responder ao entrevistador de forma correcta e mostra que fez o seu trabalho de casa.

 

6. Não tenha pressa
Ser recém-formado ou estar a mudar e emprego não significa que tenha de aceitar a primeira oferta, especialmente se tiver fortes argumentos para contra-atacar com uma quantia maior.

E, sempre que conseguir, negoceie. Ao negociar está a preparar também o seu futuro, quanto melhor negociar mais alto vai subindo em termos salariais.

Ler Mais