![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/11/homeoffice.jpg)
Vai ter uma entrevista de emprego virtual? Há cinco erros que não pode (mesmo) cometer
De acordo com uma pesquisa, os candidatos podem estar inadvertidamente a sabotar as suas entrevistas online, avança a Fast Company. Os recrutadores identificaram os cinco erros mais graves que os profissionais têmmesmo de evitar.
Apesar de um número crescente de empresas estarem a optar pelo regresso ao escritório, um estudo recente da TopResume aponta uma tendência de trabalho resultante da pandemia que irá manter-se no próximo ano: o processo de entrevistas virtuais.
De acordo com os resultados, actualmente um terço dos empregadores (33%) disponibilizam apenas processos de entrevistas virtuais, com uns adicionais 21% a recorrer a entrevistas presenciais apenas nas fases finais. Na verdade, apenas um em cinco participantes (20%) revelou que a maioria das entrevistas da sua organização são realizadas presencialmente.
O uso de ferramentas de videoconferência – como o zoom ou teams -, em vez de reuniões presenciais já se tornou um hábito, porém os dados mostram que muitos candidatos ainda não dominam a arte das entrevistas virtuais. Dos maiores erros que um candidato pode cometer durante uma entrevista virtual, os recrutadores realçaram os cinco mais graves.
Com preparação, estas pequenas falhas podem ser facilmente evitadas. Siga os seguintes passos para se preparar para a próxima entrevista online e evite sabotar as hipóteses de conseguir esse emprego.
Informe, em casa, o dia e hora da entrevista
Se vive com alguém, família ou colegas de casa, diga-lhes que tem uma entrevista marcada e partilhe a data e hora para evitar interrupções ou surpresas. Pode reforçar o compromisso marcando num calendário partilhado ou colocar uma indicação na porta do espaço onde a entrevista vai decorrer. Também é boa ideia fechar as janelas e investir nuns bons headphones que bloqueiem os sons de fundo, como o trânsito ou cães a ladrar. Se nada disto resultar, arranje uma chave para trancar a porta e impedir que alguém entre acidentalmente.
Encontre um cenário de fundo neutro
Obviamente deve evitar estar num local “desarrumado” durante uma entrevista online, contudo, por vezes é difícil encontrar o sítio perfeito. Se o seu habitual local de trabalho em casa não tem a imagem de fundo mais adequada, experimente outras opções à mesma hora que a entrevista terá lugar para encontrar um espaço silencioso, ordenado e bem iluminado.
Se mesmo assim não conseguir, sente-se em frente a uma parede ou porta brancas e escolha um filtro de fundo desfocado, para obter um pano de fundo neutro para a entrevista.
Há momentos certos para usar imagens de fundo virtuais, uma entrevista de emprego não é um deles. Deve usar um fundo virtual numa entrevista online apenas como último recurso. Lembre-se que o objectivo é criar um ambiente livre de distracções, por isso a última coisa que quer, quando está a tentar interagir com um recrutador, é um fundo virtual que, além de distrair, possa ser considerado inapropriado ou fazer as suas mãos, cabeça ou cabelo desaparecerem.
Assim que tiver definido o local da entrevista, teste o som e a câmara para assegurar que o áudio está em ordem, que a luz é suficiente e o seu portátil está na posição certa. Livros e caixas podem ajudar a colocar o portátil à altura mais adequada.
Limpe o seu ecrã
Deixar separadores ou programas abertos durante uma entrevista é sempre um risco a evitar. Nunca sabe se podem pedir-lhe que partilhe o seu ecrã e, acidentalmente, mostrar uma conversa pessoal, um email confidencial ou conteúdo inapropriado. Mesmo que não seja expectável partilhar o seu ecrã, há sempre a possibilidade de um aplicativo começar a tocar ou um anúncio pop-up surgir e interromper a entrevista.
Jogue pelo seguro e encerre todas as janelas e aplicativos no seu portátil e coloque em mute todas as notificações, bem como os outros dispositivos electrónicos, para que a sua entrevista não seja interrompida por toques inesperados e incomodativos.
Estabeleça contacto visual
Manter o contacto visual adequado numa entrevista é fundamental para estabelecer ligação com o entrevistador, transmitir confiança, demonstrar profissionalismo e interesse na oportunidade de trabalho.
Se os seus olhos estão constantemente a piscar, o seu olhar vagueia pelo ecrã ou o desvia quando o entrevistador fala consigo, irá transmitir que está nervoso, inseguro ou hesitante relativamente às suas respostas, o que não deixará boa impressão no recrutador.
Se tem dificuldade em saber para onde deve olhar no ecrã, de modo a estabelecer contacto visual, treine com um amigo, de preferência na mesma plataforma que vai usar na entrevista.
Quando souber exactamente para onde deve olhar durante a entrevista, sinalize esse ponto com um post-it ou um pequeno pedaço de fita-cola. Quando for o dia da entrevista, redimensione a janela onde vai aparecer o seu entrevistador e coloque-a perto desse ponto antes de retirar a marca que colocou. Assim, estará sempre a olhar directamente para o interlocutor e saberá que mantém contacto visual.
Durante a entrevista, sorria para a câmara e incline-se ligeiramente para o portátil, para criar uma ligação de proximidade com o entrevistador. Preste atenção também às demais expressões faciais e movimentos das mãos. Se for necessário treine ao espelho e grave com o telemóvel.
Prepare-se para o inesperado
Falhas técnicas, como uma má ligação de internet, é, para os inquiridos, um dos temas menos críticos que um candidato pode ter durante uma entrevista, porém isso não quer dizer que estes não se sintam ainda mais nervosos.
Para aliviar essa tensão, descarregue ou actualize o software necessário ou aplicativo pelo menos um dia antes da entrevista, para assegurar que está a utilizar a versão mais recente e que tudo irá funcionar no dia da entrevista. Se estiver preocupado com um sinal irregular de Wi-Fi por causa do mau tempo ou outra situação fora do seu controlo, seja proactivo e elabore um plano de backup.
Envie um email ao seu contacto na empresa a dar nota de que, durante a entrevista, poderá haver um problema devido a [circunstância inesperada] e, caso isso aconteça, usará uma chamada normal de telemóvel. Ao salvaguardar e comunicar uma alternativa, caso algo aconteça, está a demonstrar a potenciais empregadores que é proactivo na resolução de problemas e um bom comunicador.
Se tomar todas estas precauções para eliminar eventuais distracções na entrevista, será capaz de se focar no que realmente importa – estabelecer uma ligação com o recrutador, demonstrar as suas qualificações e aprender mais sobre a vaga para determinar se é a oportunidade certa para si.