Vanda de Jesus assume direcção executiva do programa do Governo “Portugal Digital”

Directora de Marketing, Comunicação e Relações Públicas na Microsoft Portugal desde Julho de 2016, Vanda de Jesus é agora executive director no “Portugal Digital”, plano de acção desenhado pelo Governo para ser o motor de transformação do país, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

 

Vanda de Jesus estava na Microsoft Portugal desde Outubro de 2012, tendo começado como business solutions Marketing manager. Em Julho de 2013 assumiu o cargo de Enterprise Marketing Lead, tendo acompanhado de perto o processo de transformação digital dos principais clientes empresariais da tecnológica, tanto no sector público como no sector privado.

Enquanto directora de Marketing, Comunicação e RP continuou a acompanhar de perto os chief digital officers (CDO) no «desafio constante de reinventar a forma como trabalhamos, criando processos digitais mais ágeis, novos produtos e novas formas de deliciar os clientes através de big data e de insights», diz.

É esta a missão que continua a assumir no novo desafio, agora fora do mundo corporativo. Na sua pagina de LinkedIn, partilhou:

«Os meus olhos, coração e energia estão agora focados na construção de um Portugal digital como responsável da Estrutura da Missão #PortugalDigital. Quem me conhece sabe que sou apaixonada, energética, crio pontes, junto pessoas e projectos, faço-os acontecer, tirando o máximo partido das equipas que lidero e com as quais trabalho. Tentar fazer isto pelo meu país é um dever e uma honra.

Também é um privilégio continuar o trabalho incrível com líderes e amigos que admiro, de Diogo Vasconcelos na UMIC, há 15 anos, para Maria Manuel Leitão Marques e João Vasconcelos. Agora, vou juntar-me a líderes que admiro e confio, André De Aragão Azevedo e Pedro Siza Vieira.

Acredito que o plano de acção para a transição digital apresentado no dia 5 de Março, é agora, 3 meses depois de mundo COVID19, mais crítico do que nunca para apoiar a nossa economia na recuperação e levar Portugal a tornar-se um #CantSkipPortugal também para #Estude#Viver#Trabalho#Invista e #DoBusiness.

Como explica Simon Sinek, espero poder ajudar o nosso País a jogar um jogo infinito onde a confiança, cooperação e inovação são as regras.»

 

Licenciada em Gestão pelo ISCTE, Vanda de Jesus passou por diferentes sectores de actividade e assumiu diferentes funções, da Consultoria à Gestão de Projecto, passando pelo Marketing e Vendas. Deu os primeiros passos como consultora na Leadership Business Consulting, de onde saiu para a Feira Internacional de Lisboa (FIL), tendo desempenhado várias funções do Marketing Corporativo, sendo responsável por todas as feiras no sector dos serviços (BTL, Nauticampo, Futurália, Salão Imobiliário de Lisboa, Portugal Tecnológico).

Em 2003 mudou-se para a UMIC como gestora de projecto e responsável pela implementação do Programa Nacional de Compras Electrónico, que resultou na criação das Unidades Ministeriais de Compras e Agência Nacional de Compras Electrónicas. Antes de integrar os quadros da Microsoft Portugal passou ainda pelo empreendedorismo como business developer na startup Viatecla.

Vanda de Jesus foi ainda directora executiva da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) no mandato de Diogo Vasconcelos (2008/ 2011), tendo marcado a abertura da Associação a novos temas e sectores de actividade como os Media.

 

 

 

 

Ler Mais