![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/04/1FamilyBusinessConflict.jpg)
“Vou falar com os Recursos Humanos”
Às vezes é necessário recorrer ao mediador natural da empresa: o departamento de Gestão de Pessoas. Conheça as cinco razões pelas quais deve recorrer aos profissionais da área.
As razões que devem motivar um colaborador a recorrer aos Recursos Humanos são essencialmente cinco, segundo a edição brasileira da revista Exame.
Quando o superior hierárquico está indisponível para ouvi-lo, isto é, quando não há possibilidade de comunicar com o seu chefe directo. No caso de todos os canais estarem fechados, recorra aos RH para tentarem resolver o conflito.
Quando quiser planear o seu futuro. Planos de carreira são uma especialidade da área de Recursos Humanos. Estes, com diferentes ferramentas, podem ajudá-lo. Mas não se esqueça de avisar o seu superior hierárquico a este respeito.
Quando há assédio moral ou físico. Lembre-se que ameaças, gritos, humilhações, perseguições não são algo normal. Não deve aceitá-las e deve recorrer aos Recursos Humanos, de forma cautelosa e com o máximo de provas possível – mas tendo sempre em mente que o abusador poderá acentuar as agressões na sequência das denúncias. Para além da denúncia aos RH, em casos de abusos constantes, pondere recorrer à justiça se o departamento não conseguir solucionar – ou até compactuar… – com o problema.
Quando os directores não cumprem as regras da empresa. As políticas remuneratórias, de descanso, de promoção da saúde, entre outras, implementadas pelos RH não foram adoptadas pelo seu chefe? Para tentar por cobro ao eventual despotismo de um chefe, tente cautelosamente contactar o departamento.
Quando há fraude. Se tiver provas, contacte os superiores hierárquicos e os RH para denunciar uma conduta criminosa.