
VTEX tem novo head of Sales em Portugal
A VTEX, plataforma de comércio digital de software como serviço (SaaS) para empresas e retalhistas, nomeou Thiago Borba como novo head of Sales de Portugal. Esta nomeação vem no seguimento da expansão da multinacional para o território nacional, onde iniciou operações em Abril passado com a abertura de um escritório e a contratação de uma equipa composta por mais de 40 programadores.
Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de e-commerce e Marketplace, o responsável já trabalhou com alguns dos maiores retalhistas do mundo. Na Walmart, participou na implementação do Marketplace, ao passo que na Groupon foi responsável pela transição do modelo de compras colectivas para Marketplace e na B2W conduziu a estratégia comercial e de alianças do Marketplace.
O novo head of Sales tem também experiência no mercado europeu, tendo trabalhado para a KuantoKusta, onde foi responsável pela inovação do modelo de negócio do Marketplace, e ocupado o cargo de líder da equipa responsável pelo lançamento do site Dott.pt, empresa onde foi posteriormente head de Customer Sucess. Mais recentemente, trabalhou na SONAE, enquanto head do Marketplace, onde participou na gestão de vários projectos digitais com foco na expansão de negócios.
Em Agosto deste ano aceitou o desafio da VTEX, assumindo o cargo de head of Sales em Portugal com o objectivo de ajudar a fazer crescer a marca no país. Thiago Borba explica: «A pandemia funcionou quase como impulsionadora e ter um escritório no país acabou por ser um passo natural. Portugal vai ser o pólo de desenvolvimento do nosso produto na Europa. Internamente, referimo-nos a esse departamento como o coração da empresa, por isso é um grande desafio e responsabilidade assumir a equipa local».
Formado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Thiago Borba tem também um MBA em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing no Rio de Janeiro. Foi ainda vencedor do prémio e-commerce Brasil em 2015 na categoria Experiência, para o qual foi novamente nomeado finalista em 2017.