10 novos empregos que surgiram na era da IA Generativa
Os avanços da tecnologia, nomeadamente a Inteligência Artificial Generativa (IA Gen), têm levantado temas importantes, como os empregos que vão ser afectados e as profissões que vão desaparecer. A pensar nisto, a Forbes elaborou uma lista de funções emergentes relacionadas com esta nova tecnologia.
1. AI Prompt engineer
Prompt engineers são especialistas em fazer com que aplicativos de IA Gen, como o ChatGPT, entreguem um resultado específico. Como tal, em vez de serem especialistas em programação, os engenheiros de prompt precisam de fortes competências de comunicação, atenção ao detalhe, pensamento crítico e competências de dados (para descobrir que informações a IA precisa).
2. Especialista de Design Generativo
Um pouco como um engenheiro de prompt, mas com foco nos resultados do projecto, esta função vai tornar-se cada vez mais popular em áreas como arquitectura, design de produto e engenharia. Em suma, como a IA Gen pode ser usada para criar variações de design quase ilimitadas, serão necessários especialistas para orientar a IA e interpretar os seus resultados para alcançar designs ideais.
3. AI Input and Output manager
Pense nesta função como o nível seguinte do engenheiro de prompt – uma função mais estratégica que supervisiona as informações que são carregadas em sistemas de IA generativos e os resultados que os sistemas de IA fornecem. Isto tornar-se-á cada vez mais importante à medida que as empresas enfrentam questões sobre privacidade de dados, direitos de autor, vieses e preconceitos, e explicabilidade da IA.
4. Revisor/auditor de conteúdos de IA
Em todas as formas de conteúdo, como artigos escritos, designs visuais e relatórios de análise, serão necessários revisores humanos para avaliar a qualidade, precisão e adequação do conteúdo. Portanto, embora a IA Gen vá ser usada para criar cada vez mais conteúdo, vamos precisar de humanos para garantir que esse conteúdo é adequado ao propósito.
5. AI trainer
São profissionais especializados em “ensinar” e refinar modelos de IA. As suas tarefas podem variar desde “alimentar” dados de IA até ajustar os seus resultados para garantir precisão e relevância.
6. Engenheiro de manutenção de IA
Como qualquer sistema, os modelos de IA requerem manutenção em termos de actualização de modelos, garantia de funcionamento dos sistemas e solução de problemas. A IA Gen não será diferente.
7. AI Security specialist
O cenário da cibersegurança está a tornar-se muito mais complicado por causa da IA, com a tecnologia a permitir ataques de phishing, malware cada vez mais sofisticados. As organizações vão precisar de especialistas que possam defender os sistemas contra o uso malicioso da IA e potencialmente aproveitar a IA para mitigar ameaças.
8. Formador de IA/especialista em literacia de IA
Tal como a literacia digital se tornou uma competência fundamental nas últimas décadas, a literacia em IA vai ser crucial no futuro. Daí estarem a surgir especialistas que podem ensinar sobre o funcionamento, os benefícios e os desafios da IA.
9. Especialista em Ética de IA
Dadas as poderosas capacidades da IA Gen, há uma clara necessidade de profissionais que possam garantir que estes sistemas sejam desenvolvidos e utilizados de forma ética, socialmente responsável e sem preconceitos. Portanto, parte da missão de um especialista em ética de IA será criar e implementar directrizes que regem o uso ético e seguro dos sistemas de IA por parte das organizações.
10. AI Compliance manager/AI Compliance officer
Se o papel de um especialista em ética é moldar o uso ético da IA, o papel do gestor de compliance é garantir que essas directrizes sejam devidamente seguidas. Além disso, à medida que a regulamentação e o escrutínio em torno da IA aumentam, as organizações precisarão de profissionais de compliance para garantir que o negócio opera dentro dos enquadramentos legais.