
10 profissões que valorizam talento e competências (independentemente da idade)
Num mundo do trabalho ideal, apenas o talento, as competências e a atitude importariam. Porém, a realidade é bem diferente. Nos EUA, quase dois terços dos trabalhadores com mais de 50 anos afirmam ter visto ou sofrido discriminação por causa da idade, de acordo com vários inquéritos, reporta a Money Talk News.
Dados do National Bureau of Economic Research mostram também que os candidatos mais sénior — especialmente as mulheres — têm menos probabilidade de serem contactados pelos recrutadores, mesmo quando as suas qualificações correspondem às dos candidatos mais jovens.
Está provado que o desempenho não diminui necessariamente com a idade e muitos trabalhadores sénior são tão eficazes como os seus homólogos mais jovens. Embora existam barreiras, também existem carreiras em que a maturidade, a perspectiva e a experiência são valorizadas, e, por vezes, até vistas como uma vantagem.
Eis 10 empregos em que a idade tem menos probabilidade de ser um entrave e pode até impulsioná-lo a progredir.
Consultoria e assessoria
Em consultoria, o conhecimento e a credibilidade são essenciais. Os clientes preferem, geralmente, alguém com décadas de experiência, que já tenha “visto de tudo” e que consiga resolver problemas do mundo real.
Ensino e tutoria
Seja em escolas, programas comunitários ou explicações, a maturidade é um plus. Os alunos e os pais consideram frequentemente os educadores mais velhos como mais estáveis e de confiança.
Redacção e edição
A qualidade da escrita melhora com a prática. No jornalismo e na publicação, a voz, a clareza e a perspectiva importam muito mais do que o ano de nascimento.
Coaching e mentoria
Desde o coaching de liderança ao treino físico e à mentoria de carreira, as pessoas desejam a orientação de alguém que tenha acumulado experiência e sabedoria.
Saúde
A compaixão, a paciência e a confiança pesam mais do que a juventude em funções de enfermagem, aconselhamento e terapia. A experiência de vida pode aumentar a empatia com os pacientes, algo que os investigadores observaram ser uma característica valiosa dos colaboradores mais velhos.
Profissões especializadas
O domínio prático e a capacidade de resolução de problemas são altamente valorizados. Os clientes raramente se preocupam com a idade, mas preocupam-se com a competência e fiabilidade, e os estudos mostram que os trabalhadores mais sénior têm um desempenho tão eficaz como os mais novos.
Finanças
Nesta área, a confiança é tudo. As pessoas sentem-se geralmente mais confortáveis a colocar as suas finanças nas mãos de alguém com anos de experiência.
Direito
No direito, a experiência confere autoridade. Muitos juízes, mediadores e advogados experientes atingem o seu auge mais tarde nas suas carreiras.
Sector imobiliário
Comprar ou vender casa é algo pessoal. Os clientes apreciam redes fortes, competências de negociação e conhecimento a longo prazo do mercado, qualidades que geralmente surgem com a idade.
Organizações sem fins lucrativos
Seja em instituições de solidariedade, ONG ou trabalho de desenvolvimento comunitário, o empenho e a paixão importam mais do que a idade. Geralmente, os profissionais experientes prosperam neste campo.