3 lições de liderança que podemos aprender com o nomeado aos Óscares “Don’t Look Up”

Nomeado para “Melhor Filme” nos Óscares deste ano, “Don’t Look Up” gerou muita curiosidade e alguma controvérsia. Ficção pura, a a verdade é que a película realizada por Adam McKay tem alguns pontos de contacto com a realidade, nomeadamente ao nível das personagens.

 

O original da Netflix apresenta-se sob a forma de paródia como uma chamada de atenção para uma liderança errada sendo que podemos olhar para o filme como uma forma de aprendizagem sobre o impacto dos lideres na organizações.

O site linktoleaders.com aplica essa aprendizagem ao universo empresarial e das organizações retirando 3 lições que podem e devem ser tidas em conta pelos lideres de hoje:

  • O egoismo não compensa – um líder egoísta pode conduzir a um resultado final desastroso, sendo que o perfil de uma liderança empresarial egoísta fica patente na insegurança e no facto de o líder achar que as críticas são um ataque à sua criatividade e capacidade de inovar. O egoísmo deve estar fora da lista dos traços de liderança mais desejáveis. Devendo ser substituído pela confiança, pela compaixão, pela estabilidade e pela esperança.
  • A importância de estar rodeado por um bom círculo de influência – para ser bem-sucedido é fundamental que o líder se rodeie de pessoas que respeita, em quem confia e com quem possa trocar ideias. No organizações ter elementos menos confiáveis na esfera próxima da liderança pode ser um desastre para todos e levar ao colapso da própria organização. O líder deve estar rodeado por um círculo de influência empoderado, mostrando a todos que é um líder confiante, humilde e com aptidão para cultivar o sucesso.
  • A ganância destrói –  a ganância é destrutiva , pelo que um líder motivado pela ganância é prejudicial para toda a organização. É importante que o líder promova um ambiente benéfico para todos. Só assim a organização pode vir a ter sucesso.