4+1 factores primordiais para projectos de inovação digital
Em parceria com a Porto Business School e o MIT CISR, a CIONET realizou um estudo sobre inovação digital. E revelou os tipos de inovação digital em que as empresas estão a investir e as abordagens de gestão que estão a adoptar, tendo sido deixadas também recomendações sobre como trazer valor e impacto positivo ao negócio através delas.
De acordo com o estudo realizado, os quatro factores essenciais que devem ser tidos em conta num processo de desenvolvimento e amplificação de inovação digital de qualquer organização são:
1. Investimento total despendido em inovação digital: Ao realizar um constante update do investimento total neste processo é possível obter insights sobre a correcta alocação do budget
2. Distribuição do investimento em cinco tipos de inovação: Um processo de inovação digital de sucesso é interdisciplinar. Como tal, deve abordar os seguintes cinco domínios essenciais de uma organização: processos, experiência dos colaboradores, serviços/produtos, experiência de consumo e modelo de negócio.
3. Taxa de retorno dos investimentos em inovação digital: Medir o custo e o rendimento dos projectos de inovação digital permite retirar insights sobre as práticas com maior taxa de sucesso e implementá-las em projectos futuros
4. Potenciar o impacto de projectos de inovação bem sucedidos: Numa perspectiva organizacional, é fundamental incentivar e premiar o sucesso de projectos individuais ou colectivos de inovação, criando complementaridades entre os mesmos, e alavancando desta forma o seu impacto e proliferação no seio das organizações, numa óptica de fomento de boas práticas de inovação e aprendizagem contínua.
Além destes quatro insights, destaca-se ainda a fomentação de um espírito e cultura de startup na organização, que levará a que os colaboradores se sintam motivados a colaborarem com projectos de inovação na organização, aumentando também o seu empenho na procura e partilha de soluções inovadoras.
Veja também as notícias.