
5 maneiras de vencer a guerra pelo talento
A chave para atrair os melhores profissionais é fazer com que a cultura empresarial e os seus colaboradores façam esse trabalho por si.
Graças às redes sociais e ofertas de emprego, é fácil descobrir como é realmente trabalhar para uma empresa. Como Dan Bobby, CEO da consultora Chamando Brands, explica na HR Magazine, os colaboradores actuais são os principais agentes de talento. Mas para colocá-los nesse papel existem algumas iniciativas que têm de ser postas em prática, para que estes não se transformem nos principais detractores da organização.
1. EVP (Employee Value Proposition)
Os futuros colaboradores podem ser os actuais clientes ou concorrentes. Por isso, a marca tem de trabalhar internamente e externamente. É preciso articular claramente por que razão alguém se deveria juntar ou permanecer na equipa e o que é que o “contrato” estabelece para o empregador e empregado, em termos de cultura, estilo de liderança, desenvolvimento de carreira e recompensa. Hoje em dia todos os líderes têm de ter um pouco de director de marketing dentro deles.
2. Coloque a finalidade acima do lucro
Actualmente os colaboradores querem trabalhar para uma organização que tenha um propósito claro, uma razão pela qual existe e bem definido o seu papel no mundo. As empresas com uma finalidade claramente definida são vistas quatro vezes mais favoravelmente do que aquelas que não a têm. Isso torna-as um lugar desejável para trabalhar.
3. Recrute pessoas, não empregados
Uma das consequências de ter a geração milenar no mundo laboral tem sido o esbatimento das fronteiras entre trabalho e vida pessoal. Os empregadores mais esclarecidos estão a introduzir uma abordagem flexível, permitindo que as pessoas contribuam para as organizações de forma mais humana. Tratar as pessoas como pessoas, e não colegas de trabalho ou empregados, já demonstra um negócio mais humano.
4. Deixe a sua equipa falar
Atrair os melhores talentos implica mantê-los na organização e estar confortável com eles. Por isso, incentive-os activamente a partilhar as experiências que têm e não se limite a fazer rotação de colaboradores.
5. Crie ferramentas e plataformas que as pessoas queiram usar
Compreenda e observe as redes sociais, como o LinkedIn e o Twitter, como faria se pertencesse ao departamento de Marketing ou Reputação de Marca. Há benefícios claros em participar em conversas com potenciais candidatos. Para começar, estes oferecem a oportunidade de envolvê-los directamente e de corrigir qualquer distorção da empresa. Além disso, as plataformas podem ainda servir para impulsionar o recrutamento, poupando taxas de empresas externas.
A reter
Se não apostar numa boa cultura empresarial, os seus colaboradores serão os primeiros a não querer estar alinhados com a sua organização. Quando isso acontece, os únicos vencedores na guerra por talentos são seus concorrentes.