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5 sinais de que um colaborador merece ser promovido
Um dos factores que os profissionais têm em conta quando procuram um novo trabalho é a oportunidade de progressão de carreira e as possibilidades de promoção dentro da organização. O trabalho dos gestores de Pessoas é essencial no recrutamento interno e no apoio de progressão de carreira dos colaboradores.
Se um colaborador tem um desempenho exemplar e faz contribuições valiosas para a empresa, então é justo que isso seja reconhecido e que lhe sejam dadas as oportunidades que merece.
Então, no que devem reparar os líderes a fim de identificarem os profissionais que estão prontos para serem promovidos? O UnderCover Recruiter aponta cinco sinais.
1) Alto desempenho consistente
Analise a performance dos colaboradores ao longo do tempo, em vez de reparar apenas nas conquistas mais recentes. Assim vai perceber os indivíduos que estão mais comprometidos com a empresa e que têm empenhado todo o seu esforço no trabalho.
Tente de alguma forma quantificar o desempenho da sua equipa (por exemplo: através de metas de vendas). Estes dados permitirão que construa uma ideia mais precisa dos melhores desempenhos e de como os profissionais actua num determinado período de tempo.
2) Disposto a dar o extra
Mantenha-se atento aos colaboradores que estão dispostos a gastar tempo extra para se certificarem de que o trabalho fica bem feito, de que os prazos são cumpridos e de que os assuntos urgentes ficam resolvidos. Isto não significa que têm que ficar até tarde todos os dias e prescindir das suas pausas para o almoço.
Se um profissional chega persistentemente atrasado ao trabalho e passa a vida a olhar para o relógio, isso pode significar que a sua concentração não está realmente ali.
3) Dá ideias para o negócio
Os colaboradores mais valiosos são aqueles que não estão interessados apenas no seu próprio trabalho, mas também no sucesso do negócio como um todo. Pense nos membros da sua empresa que partilham ideias para a melhorar ou a fazer crescer. Quem são as pessoas que avançam com soluções para os problemas, em vez de apenas reclamar? Essas pessoas são os motores que levam a organização para a frente.
4) Concentre-se no auto-aperfeiçoamento
Estes indivíduos estão sempre ansiosos por continuar a aprender e expandir as suas competências. E estão também dispostos sair da sua zona de conforto, para alargarem os seus próprios limites pessoais e melhorar nas suas áreas de fraqueza.
Tem colaboradores que lhe pedem frequentemente o feedback sobre o que estão a fazer e como podem melhorar? As pessoas mais motivadas e autónomas são capazes de identificar as áreas em que precisam de trabalhar e fazer o que precisam para avançar na carreira.
5) São respeitados pelos outros colaboradores
Para construir uma equipa produtiva e um ambiente de trabalho harmonioso, é importante que as pessoas se respeitem mutuamente. Quanto melhor se derem, mais dispostos estarão a ajudarem-se uns aos outros e a trabalharem em conjunto para alcançarem resultados ao mais alto nível. Conflitos no local de trabalho podem ter um efeito negativo sobre a satisfação e desempenho dos profissionais, pelo que colaboradores problemáticos podem não ser adequados para assumir cargos superiores.
O respeito é ainda mais importante quando se trata de funções de gestão. Um gestor que não tem o respeito da sua equipa pode não ter o nível certo de autoridade sobre ela ou a capacidade de a motivar.