
7 fraquezas que na verdade o beneficiam
Para os que começam a trabalhar e a participar em entrevistas de emprego, uma das perguntas mais temidas é: “Quais são as suas desvantagens”. Para aqueles com uma carreira cimentada e com lugar no topo, estas características podem ser uma dor de cabeça para si próprios.
Em vez de as tentar esconder, existem algumas características que podem ser mal-vistas mas que, na verdade, podem beneficiar e muito:
Ansiedade
Se passa noites inteiras a pensar no dia de amanhã e nos constantes “se’s”, a falta de sono é, de facto, um problema. Mas esta é uma maneira de prever e organizar tudo de maneira metodologicamente. Pessoas com este “problema” conseguem prevenir e remediar muito mais facil e eficazmente os problemas que vão surgindo. Mas não se preocupe, estas pessoas são também aquelas que, a certa altura, começam a identificar melhor com o que é que se devem preocupar ou não.
Preguiça
“Vou sempre escolher uma pessoa preguiçosa para cumprir uma tarefa difícil… porque vai sempre encontrar um caminho mais fácil para o fazer”. Esta afirmação é de Bill Gates. Para líderes que gostam de ver as coisas feitas, sem querer saber como, a preguiça é o melhor remédio.
Ser simpático
Muitos líderes consideram que ser demasiado simpático pode ser um problema. Mas na relação com os clientes e com colaboradores, a simpatia e a boa educação são um caminho para a confiança que extravasa a assinatura de um contrato.
Paranóia
Se estiver daqueles que está constantemente a contar com que tudo corra mal à sua volta, provavelmente já resolveu muitos problemas antes de acontecerem.
Brutalmente honesto
Ser completamente honesto ajuda-o na relação com os outros e consigo mesmo. Apesar de muitas pessoas não se sentirem bem com uma conversa franca, a honestidade pode ajudá-lo a manter-se fiel e verdadeiro em relação ao seu caminho e visão.
Intensidade
A intensidade, nos bons e maus momentos, faz com os trabalhos bons nunca surgem. Só os perfeitos. Apesar de ser, talvez, um pouco irritante para quem está à volta, a intensidade no trabalho pode ser o motor de uma equipa.
Ingenuidade
Muitas vezes ouvem-se os empreendedores de sucesso a explicar como correram o risco, no princípio das suas carreiras, de abrir um negócio e colocar muito da sua vida em causa. Talvez isso não fosse possível sem um pouco de ingenuidade e de desconhecimento com a magnitude daquilo que estavam a tentar fazer.