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7 novas regras para a inovação na liderança
O mundo está a mudar, e com ele também estão os líderes e a forma de liderança tradicionais. Por isso, serão necessárias novas regras e novas práticas para adaptar o estilo e a forma aos dias de hoje.
Se quer continuar a inovar na sua liderança, não o faça como fazia há alguns anos. Os tempos mudaram. Por isso, aqui ficam 7 novas regras em relação à inovação na liderança:
1- Desista do seu “grande plano”
Todos pensamos, ou gostamos de pensar, que o líder é alguém com um esquema ou uma visão genial dentro da cabeça. Mas os tempos não estão propícios a ideias pré-fabricadas ou a grandes planos. O que é mais necessário hoje é a capacidade de improvisação para tapar os constantes buracos que vão aparecendo diariamente.
2- Admita que não tem todas as respostas
Desistir da sua identidade como um visionário que possui todas as soluções é o mesmo do que admitir que não sabe tudo. De facto, é melhor não ser a fonte última de informações sobre o negócio. Se os membros da sua equipa não sentirem que são donos de alguma parte do funcionamento da organização, nunca vão ser inspirados a contribuir. Assim, a inovação nunca vai ser possível sem a contribuição de todos os sectores da empresa.
3 – Seja um contador de histórias
Há quem defenda que quando os líderes contam histórias, mostram alguma vulnerabilidade. Ou seja, partilhe os seus sucessos e falhanços passados em forma de narrativa, não apenas para captar a atenção das pessoas, mas também para dizer aos seus colaboradores que os falhanços fazem parte da vida. Transmita também a sua resiliência aos ultrapassar os piores momentos para depois ter chegado ao sucesso.
4 – Incentive a colaboração
A maioria das grandes ideias são a soma de outras múltiplas pequenas ideias. Tome consciência que não pode fazer tudo sozinho e encoraje, verdadeiramente, os seus colaboradores a sentarem-se consigo e a partilhar o que lhes vai na cabeça.
5 – Permita o conflito
Quando existem, na sua empresa, pessoas com diferentes origens e perspectivas as discordâncias são normais. Em vez de descrever estes desentendimentos como “conflitos” encare-os como “discussões criativas”. Afirme que isso é necessário à inovação. Se estas discussões acontecerem é porque as pessoas estão com vontade de partilhar as suas ideias e opiniões, e esse facto só pode trazer coisas boas se assim o quiser.
6- Não bloqueie o caminho
As ideias propostas até agora são ineficientes, e a eficiência é o mais urgente para colocar o negócio a andar. Se isto acontecer não desespere e não comece a tapar os caminhos das pessoas. A inovação só aparece depois de muitas tentativas e erros, mesmo que estes falhanços saiam caros em termos de dinheiro e tempo.
7 – Acredite no génio de cada um
Se espera o melhor de toda a gente na sua organização, tem de acreditar que todos possuem uma “fatia” de genialidade dentro de si. Só assim poderá retirar o melhor dos seus colaboradores. E isto é assim em qualquer área de actividade – desde o desporto aos negócios.
Fonte: Success Magazine