74% dos empregadores pretendem contratar este ano

A Hays lançou o “Guia do Mercado Laboral 2016”, que revela os planos de recrutamento de mais de 800 empresas em Portugal. Descubra os perfis mais procurados.

De acordo com a edição deste ano, uma percentagem recorde de 74% de empregadores pretende contratar mais colaboradores, sobretudo perfis Comerciais, de Engenharia e de Tecnologias da Informação. A percentagem de empresas que pretende recrutar é superior na região Norte (78%) e Centro (80%), comparativamente à região Sul (71%).

Por outro lado, a percentagem de profissionais que consideram mudar de emprego caiu para 74%, o valor mais baixo alguma vez registado nestes inquéritos. Só no ano passado, 47% dos profissionais qualificados recusaram já ofertas de emprego, sobretudo por questões salariais (43%) ou por falta de interesse no projecto (38%).

«Pela primeira vez em muitos anos, a percentagem de empregadores que pretendem recrutar igualou a percentagem de profissionais que consideram mudar de emprego», afirma Paula Baptista, managing director da Hays Portugal. «Aproximam-se momentos de competição acérrima pelos melhores profissionais do mercado, sendo que o verdadeiro crescimento estará, sem dúvida, do lado dos empregadores que conseguirem garantir e preparar as melhores equipas», acrescta.

O “Guia do Mercado Laboral 2016” tem como base inquéritos realizados a mais de 800 empregadores e cerca de 3200 profissionais qualificados, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas ao longo do ano pela Hays, empresa de recrutamento de profissionais qualificados e especializados, junto de candidatos e empresas em todo o país.

Principais conclusões do “Guia do Mercado Laboral 2016”:

  • 75% dos profissionais estão insatisfeitos com a sua progressão de carreira.
  • A área de Marketing e Comunicação foi a que mais subiu nas intenções de recrutamento, estando agora no top 5 nacional.
    Os profissionais de Turismo & Lazer e de Recursos Humanos são os que revelam maior disponibilidade para mudar de emprego em 2016.
  • A dificuldade em encontrar os profissionais certos levou 55% das empresas a contratar pessoas pouco adequadas para a função.
  • 82% dos profissionais no estrangeiro pretendem voltar a trabalhar em Portugal.
  • O Reino Unido é o destino de emigração mais desejado pelos profissionais portugueses.
Ler Mais