9 lições que pode aprender com o CEO da Uber

Travis Kalanick é a mente por detrás da Uber e, talvez, o empreendedor mais conhecido do mundo nos dias de hoje. O sucesso é com ele. Por isso, deixamos algumas aprendizagens que os empreendedores, e os empresários em geral, podem retirar do seu exemplo:

Encontre alguma coisa que não funcione

A ideia que deu origem à Uber surgiu quando Kalanick se viu confrontado com um problema aparentemente simples: não conseguir arranjar um táxi no meio de Paris. Mas, para além deste, são muitos os negócios de sucesso que ajudam, no fundo, as pessoas a resolver um problema tornando a vida das pessoas mais simples e melhor.

“A Uber não começou com grandes ambições, começou como resposta a uma questão simples”, afirma Travis Kalanick.

Ser analítico e criativo

A Uber tem dados suficientes para analisar a exigência e a disponibilidade para oferecer um carro num prazo de 5 minutos em qualquer parte do mundo. Mas, ao mesmo tempo, também utiliza ferramentas inovadoras de Marketing que lhe permite adquirir cada vez mais clientes.

Em relação a este aspecto o CEO costuma citar Albert Einstein:

“A criatividade é a inteligência a divertir-se”.

Trabalhe para oferecer às pessoas uma opção melhor

Uma das razões principais para o sucesso da Uber é a qualidade do serviço aliado ao preço reduzido. Ir de um local para o outro é tão fácil quanto o processo de dar alguns cliques no telemóvel.

Vai cometer erros. Aprenda e siga em frente

Kalanick é conhecido por enfrentar os problemas que lhe surgem de forma ousada. Seja contra a indústria dos Táxis, as empresas concorrentes, os reguladores locais ou até os próprios clientes. Tudo isto para defender os valores e as práticas seguidas pela empresa. Mas também houve momentos em que talvez tivesse duvidado do caminho que estava a seguir.

O problema é muito grande? Melhor

Quando mais difícil de superar for o desafio, mais efectiva vai ser a solução o que pode significar um ponto de viragem em todo o negócio.

Os bloqueios podem atrasá-lo, mas não os deixe parar

A Uber tem enfrentado vários bloqueios e obstáculos em relação à sua actividade, como é exemplo o caso de Portugal. Mas a firmeza com que a empresa e o seu CEO se têm mantido pode ser visto como um bom exemplo a retirar.

Não tenha medo de começar por baixo

Há apenas dois anos, a Uber era composta por uma equipa de 4 pessoas em São Francisco. O crescimento que se seguiu é o que se conhece…

Venda e conte uma história

O fundador da Uber acredita que a melhor maneira de criar uma ligação com os clientes é aprender a agitar as águas e a contar uma boa história. Exemplo disso mesmo, é partir de uma simples viagem de táxi para um significado da vida e o seu significado.

Tentar fazer o impossível é sinónimo de empreendedorismo

Travis é um crente na tentativa de fazer o impossível. Um dos exemplos que costuma dar foi quando a empresa conseguiu chegar à China, num mercado onde quase nenhuma empresa estrangeira se tinha conseguido implementar.

Fonte: Knowstartup.com

Ler Mais