Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto é premiada na Europa

A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto acaba de conquistar uma distinção europeia, através do projecto “Employability and enterpreneurship: tunnig Universities and Enterprises”, desenvolvido pelo PIC – Portfolio Individual de Competências.

O prémio foi atribuído durante a conferência “Skills For The Future”, que decorreu em Copenhaga e reuniu cerca de 170 participantes, de vários países da União Europeia. Considerada a mais activa pela organização, a iniciativa da Faculdade de Economia e Gestão é exemplo da aposta inovadora efectuada pela instituição e reforça a importância de práticas pedagógicas que assentam na promoção do desenvolvimento global dos estudantes e da sua empregabilidade.

Neste âmbito, destaque-se que o PIC – Portfolio Individual de Competências foi já distinguido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), por se assumir como uma iniciativa inovadora, que promove o desenvolvimento de competências transversais nas disciplinas, em sessões de coaching individual e de equipa, assim como uma aproximação constante ao mercado de trabalho. Deste modo, os estudantes têm oportunidade de obter feedback por parte de representantes de empresas sobre os seus desempenhos nas disciplinas, bem como realizar estágios em empresas nacionais e internacionais.

A distinção reforça o relevo que o PIC assume a nível nacional e europeu e é, também, uma forma de premiar a aposta da Católica Porto na qualidade do ensino e no aprofundamento da relação entre os estudantes e o mercado de trabalho.

As conclusões do estudo efectuado pela OCDE revelam mesmo que a instituição portuense se evidencia pelo elevado grau de inovação pedagógica. A participação na “Skills For The Future” – que decorreu no âmbito do projecto europeu “New Skills Network” – permitiu que os agentes educativos e governamentais europeus contactassem de perto com várias instituições e analisassem formas de desenvolver competências, num mercado de trabalho em permanente evolução.