Três regras que os CEO recém-nomeados devem seguir

O cargo de CEO é o sonho de muitos executivos, mas se determinados procedimentos não forem seguidos, pode não ser bem-sucedido. Nos primeiros meses de trabalho, o CEO, muitas vezes, ainda não sabe como diminuir os riscos encontrados enquanto resolve os novos desafios e trabalha para o sucesso da empresa.

 

Existem regras que podem ajudar os CEO a terem sucesso na empresa, a curto e a longo prazo. Tendo isto em mente, a Forbes Brasil partilhou uma lista com as três regras que devem seguir nos primeiros meses.

 

1. Reveja tudo o que foi dito
Para conseguir o novo cargo, provavelmente passou por muitas entrevistas, incluindo jantares com membros do conselho, conversas confidenciais com o antigo CEO e reuniões com outros executivos e investidores. Todos esses momentos foram importantes, mas é preciso confirmar as informações.

Isto significa rever as anotações e identificar se há dados em falta entre o que ouviu e o que clientes ou analistas financeiros têm a dizer. Uma segunda conversa com cada membro do conselho pode ser uma boa ideia para fazer outras perguntas e descobrir problemas financeiros e operacionais que não foram ditos nas entrevistas. Este é o momento para refletir para perceber qual é a situação real da empresa.

 

2. Confie na sua intuição para decisões importantes
Ocupar um novo cargo requer a capacidade de não tomar grandes decisões até conseguir todas as informações, mas estar pronto para fazê-las se não houver mais opções.

Durante a primeira semana como CEO da Ford, Allan Mulally soube que a empresa tinha excluído a Taurus da linha de veículos, e imediatamente reverteu a decisão. Allan Mulally acreditava que a Taurus tinha valor e alocou um equipa de design para construir uma nova marca, ou seja baseou-se na intuição. Não importa a sua experiência como CEO, deve confiar em si para tomar decisões importantes desde o início.

 

3. Defina o que é sucesso
Talvez a tarefa mais difícil para os novos CEOs seja definir o que o para si é sucesso. É mudar de direcção, consolidar parcerias, vencer no digital?! Pode definir o que é sucesso da perspectiva de stakeholders chave, incluindo o conselho, a equipa executiva, colaboradores, clientes e investidores. Pode querer incluir alguns outros, como fornecedores ou sócios, mas aqueles cinco são um bom ponto de partida.

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