Cinco dicas para brilhar numa entrevista de Call Center

Se vai a uma entrevista de emprego num call center, saiba como se deve preparar. Informar-se sobre a empresa, um discurso cuidado e mostrar-se um jogador de equipa são alguns dos aspectos a ter em conta, explica a Transcom, empresa de serviços de outsourcing.

1.Atenção ao discurso! – A forma como um candidato reage às perguntas e o modo como se expressa vão ser avaliados. “O discurso é a base do contacto com o cliente e, como tal, as empresas da área procuram profissionais com uma comunicação clara, concisa e bem formulada”, explica a área de Recursos Humanos da Transcom.

2. Aptidão informática! – As comptências informáticas são condição para se ter lugar num call center. O trabalho é feito com recurso a diversos softwares de gestão e manutenção das bases de dados. Por fim, há as aplicações já comuns – Office, por exemplo – cujas funções devem ser recordadas antes de uma entrevista.

3. Conhecer o call center! – Qualquer entrevista vai ter uma pergunta relacionada com a organização e estrutura de trabalho de um call center. O fundamental nesta situação é esforçar-se por conhecer os principais departamentos que uma estrutura deste tipo pode ter. Com esta questão pode surgir outra: O que significa trabalhar num call center? “As empresas fornecedoras destes serviços são cada vez mais uma fonte de emprego e uma oportunidade de trabalho não deve ser encarada de ânimo leve. Nos dias que correm, procuram-se profissionais comprometidos que se possam formar de modo a fornecer aos clientes um serviço o mais especializado possível”, lembra a responsável.

4. Sintetizar a experiência profissional! – Ter experiência em trabalho de call center não é um fator decisivo para a contratação, mas as empresas valorizam profissionais que saibam trabalhar em equipa. Quando a questão sobre a experiência profissional surgir, o candidato deve conseguir sintetizar os principais pontos do seu percurso, em especial os marcos atingidos em equipa e a importância dos mesmos. Em caso de já ter experiência em call center, a honestidade acerca da forma como se lidava com os clientes é absolutamente necessária.

5. Ser equipa! – O sucesso de um call center faz-se do espírito de equipa e este é um dos temas que se pode esperar numa entrevista e sobre o qual o candidato deve ter uma resposta pronta e honesta. “Gostar de trabalhar em equipa e querer participar na construção de uma equipa são pontos-chave para o desempenho de um call center e que, como tal, requerem especial atenção no momento de recrutar”, salienta a Transcom.

Ler Mais