![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/02/steve-jobs.jpg)
Afinal, Steve Jobs estava certo: é este o truque para uma reunião de sucesso
O pai da Apple, Steve Jobs, tinha o hábito de caminhar com um trabalhador, parceiro ou potencial colaborador, geralmente pelo bairro da empresa, em Cupertino, no estado americano da Califórnia. Agora, um estudo vem dar-lhe razão.
Afinal, ter uma reunião enquanto se caminha tem benefícios. Este exercício não só ajuda a encorajar a partilha como promove interacções honestas, conclui um estudo recente da Universidade de Hong Kong, citadas pelo “Inc.”
De acordo com a investigação, caminhar lado a lado ajuda as pessoas a estabelecer uma ligação, mesmo que nunca se tenham visto antes ou que nem estejam a falar. E isso acontece em menos de cinco minutos.
Para chegar a estas conclusões, a equipa de Pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Hong Kong combinou 257 pares e convidou-os a dizer quais as primeiras impressões uns dos outros antes do exercício. Os participantes fizeram a mesma caminhada várias vezes, mas sempre com um novo parceiro. Foi-lhes dito que a experiência era sobre as suas percepções de quanto tempo demorava a caminhada.
Uns não podiam falar na ida. Outros ficaram em silêncio durante toda a caminhada. Mas aqueles que tiveram permissão para conversar na caminhada de volta ficaram com uma melhor imagem dos parceiros.
Através de sensores, os investigadores descobriram também que os participantes revelaram tendência a sincronizar os passos com o respectivo par, por exemplo.