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COVID-19. Ferramenta (portuguesa) vai monitorizar o cumprimentos das regras no (re)abrir da actividade económica
A Hitachi Vantara, empresa de desenvolvimento de software com impacto social, lançou uma solução baseada em tecnologias de ponta que assegura o cumprimento das boas práticas sanitárias, como é o caso da desinfecção de consumidores e colaboradores e da monitorização e alerta das pessoas que apresentam sintomas da COVID-19.
Esta tecnologia, aplicável a diversos sectores, ajuda na monitorização do cumprimento das regras internas de segurança de trabalho e recomendações das autoridades de saúde, conferindo um selo de confiança às organizações perante os consumidores e os colaboradores.
Além das recomendações deixadas pela Direcção Geral da Saúde (DGS), onde a higienização das pessoas e dos espaços é fulcral no combate à propagação do vírus, a tecnologia permite reforçar as estratégias de combate à COVID-19, sendo, desta forma, uma ferramenta de apoio à diminuição do risco de contaminação de estabelecimentos e locais de trabalho.
Desenvolvida em parte pela equipa portuguesa da Hitachi, esta solução é impulsionada por inteligência artificial, câmaras térmicas, processamento e análise de dados e câmaras de acesso e controlo de áreas de descontaminação, que permitem acompanhar a implementação de processos de higienização e transmitir a sua realização aos clientes, melhorando assim os métodos em prática e a imagem da empresa.
Esta tecnologia tem um papel activo nas boas práticas de higiene entre colaboradores e alerta os utilizadores caso um utente ou colaborador apresente sintomas, ou se tiver comportamentos de risco que coloquem em perigo os seus pares, como a falta de distanciamento físico recomendado.
Além disso, disponibiliza soluções para complementar a desinfecção pessoal e faz a contagem de pessoas dentro do mesmo espaço, criando alertas em relação ao distanciamento social. Todos os mecanismos criados estão preparados para não invadir a privacidade de cada pessoa e estão em conformidade com as directrizes de privacidade da União Europeia.
Jorge Antunes, director da Hitachi Vantara, explica: «Queremos que as empresas que mais sofreram com esta pandemia consigam voltar rapidamente ao activo. Acreditamos que, em parte, isto será atingido quando conseguirem demonstrar que estão dotadas das melhores práticas de prevenção e contenção do vírus. A tecnologia é uma peça fundamental nesta estratégia e é com este objectivo, de possibilitar um selo de confiança a partir da implementação tecnológica, que lançámos este sistema. Apesar de, enquanto sociedade, ainda não termos encontrado uma solução permanente para o problema, desenvolvemos meios para implementar e robustecer as melhores práticas partilhadas pela DGS, que mitigam eficazmente a sua propagação.»
A partir da recolha constante e intensiva de dados, a solução permite também que as empresas avaliem quais são as melhores medidas que têm em prática e onde ainda podem melhorar.
Ao dotarem-se destas ferramentas, as empresas não só estão a prevenir e conter a propagação da doença, como também passam a ter um papel activo na contenção do vírus.