Governo vai doar computadores com acesso à internet a 300 mil alunos de famílias carenciadas

O Governo destinou 70 milhões de euros da reprogramação dos fundos europeus geridos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional para a educação. O objectivo é, durante o próximo ano lectivo, atribuir a 300 mil alunos de famílias carenciadas um computador com acesso à Internet.

 

Em declarações ao Jornal de Notícias, a Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, explicou que numa primeira fase só serão incluídas crianças e adolescentes de famílias carenciadas e beneficiárias dos escalões A e B da acção social escolar. A longo prazo, todos os alunos serão contemplados.

Os computadores serão comprados mediante as necessidades do ciclo de ensino em causa, tendo em conta que há várias autarquias que já compraram computadores para distribuir por alunos, no período de ensino a distância, durante o confinamento, que serão agora reembolsadas através dos fundos europeus.

O objectivo é combater as desigualdades que ficaram que surgiram com a necessidade de recurso ao ensino a distância, depois das escolas terem sido encerradas devido à pandemia. No início de Março, um estudo revelou que 20% dos alunos estavam excluídos das aulas à distância por não terem um computador em casa. O que levou na altura a múltiplas iniciativas para tentar resolver o problema.