A pressão no trabalho é muita? Estas 10 dicas vão ajudá-lo a manter a calma (e enfrentar a semana com optimismo)

Em qualquer cargo ou posição hierárquica, os profissionais bem-sucedidos têm na calma uma grande aliada, pois ela é fundamental para tomar decisões de forma lúcida e para cultivar a alta produtividade no trabalho.

 

Descubra 10 dicas para manter a calma no ambiente de trabalho. Elas vão, não só ajudá-lo a lidar com os mais diversos problemas e situações, como a ficar mais próximo da lista de profissionais bem-sucedidos:

1. Aprecie o que já conquistou. Manter-se grato pelas sua próprias conquistas pode melhorar o seu humor e diminuir, consideravelmente, as taxas de stress, viabilizando uma actuação mais produtiva.

2. Evite as questões do tipo “E se eu tivesse…?”. Quanto mais tempo se passa a pensar nas possibilidades, menor é a hipótese de tomar decisões que podem não só impulsionar a opção por para caminhos concretos, como trazer-lhe calma. O foco deve estar no presente, não no passado.

3. Mantenha-se positivo. Em momentos de pressão ou stress, pensar em algo positivo que tenha lhe acontecido no dia ou na semana. Esta pode ser uma óptima forma de relaxar, trazendo uma nova e mais tranquila perspectiva sobre a situação em foco.

4. Desconecte-se. Não mantenha o seu pensamentos no trabalho durante 24 horas: este é um dos caminhos mais curtos para o stress.

5. Controle o consumo de cafeína. A cafeína desencadeia a produção de adrenalina e, em grandes quantidades, pode dificultar muito a calma numa situação de pressão.

6. Durma o suficiente. Dormir é fundamental para renovar energias e a capacidade de ter um raciocínio claro e objectivo.

7. Evite o negativismo. Separe o que há de concreto do medo do fracasso e das escolhas erradas, escapando do ciclo vicioso da negatividade.

8. Reavalie as suas perspectivas. Não se pode controlar factores externos, mas é possível controlar a maneira de encará-los; portanto, quando houver stress, reavalie a situação sobre novas perspectivas e redefina suas acções.

9. Respire. Momentos stressantes modificam a nossa respiração, aumentando a ansiedade e o nervosismo. Procure um local isolado e respire fundo repetidas vezes. Recupere a calma.

10. Active os seus sistemas de apoio. Reconheça as suas fraquezas e, quando for necessário, peça a ajuda a pessoas que podem esclarecer dúvidas e apontar novos caminhos através de sugestões.

Ler Mais