Perdido entre tarefas? Saiba como organizar o seu tempo no trabalho

Se queremos ter uma boa produtividade e deixar a rotina menos sobrecarregada, organizar o tempo é o primeiro passo, o que nem sempre é fácil.

 

  • Faça listas
    O primeiro passo para se organizar e optimizar o seu tempo é fazer listas. Coloque num papel, na sua agenda, na sua área de trabalho ou em qualquer outro lugar visível todas as actividades do dia. Conforme for terminando as tarefas,  faça uma marcação de conclusão.
    Isto ajuda a ter noção da quantidade de trabalho que tem para fazer no dia ou na semana e a planeá-lo da melhor forma. A tática de riscar o que já foi feito vai trazer uma sensação boa de dever cumprido.
  • Estabeleça níveis de prioridade
    Determine o que é mais importante e o que precisa ser feito primeiro de entre as actividades. Quando fizer as listas,  coloque por prioridade o que tem mais urgência e o que não é necessariamente para aquele dia. Assim, consegue organizar o seu tempo e desenvolver as actividades com mais calma.
  • Não seja multitarefas
    Evite executar várias actividades ao mesmo tempo. Isso faz com que perca o foco e não consiga realizar bem as tarefas gastando um tempo valioso e gerando frustrações por não terminar as obrigações do dia. O melhor é programar e fazer uma coisa de cada vez.
  • Faça pausas
    Fazer pausas durante o período de trabalho ajuda com a optimização do tempo. Ao voltar para as atividades, o cérebro estará descansado e será mais fácil conseguir focar-se melhor nas tarefas. Isto ajuda a ser mais produtivo e, consequentemente, a optimizar o tempo gasto.
  • Tenha um foco
    Crie metas, saiba exactamente o que precisa fazer e entregar. Com foco não se perde nas actividades, sabe onde concentrar os esforços e não gasta tempo a fazer coisas desnecessárias que não vão trazer nenhum retorno.
  • Conte com a ajuda da tecnologia
    Através dela elabore as listas, organize os horários e tudo o que precisa para organizar o tempo de forma simples e rápida.