Um admirável mundo novo

No dia 29 de Outubro realiza-se a XX Conferência Human Resources. Depois de, em Julho, o foco ter estado no “Reset – O Dia Seguinte”, propomos agora uma reflexão sobre “O Admirável Mundo Novo – Os Desafios na Gestão de Pessoas para 2021”. O palco físico será o Museu do Oriente, em Lisboa, mas o evento terá transmissão em live streaming.

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Ainda não podemos falar de um pós-pandemia, porque a COVID-19 continua a fazer parte do nosso dia-a-dia, mas no pós-confinamento não regressámos à realidade que existia em Março, quando (quase) todos fomos para casa. As empresas foram obrigadas a adoptar tecnologias e novas formas de trabalho que muitas nunca tinham experimentado, e os profissionais tiveram de aprender a trabalhar num novo contexto, com novas ferramentas, novas competências e, por vezes, até novas funções. E não é porque muito provavelmente estamos perante uma segunda vaga de COVID-19 que as empresas – e as pessoas – não vão voltar ao que eram em início de Março. É porque não se pode perder o capital de evolução que se ganhou – a nível da transformação digital, mas também, e talvez mais importante, da cultura de trabalho.

Assim, poder-se-á dizer que estamos perante um “admirável mundo novo”, pedindo o título emprestado ao romance escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932, que antevia uma desumanização da sociedade, com seres humanos subjugados às suas próprias invenções. Mas, em 2020, a tecnologia foi o que permitiu diminuir o impacto de um vírus que ainda ninguém compreendeu totalmente. Permitiu uma maior humanização. O foco recentrou-se nas pessoas. Contudo, os desafios são muitos, principalmente para a Gestão de Pessoas nas empresas. É sem dúvida um mundo novo que, com os testemunhos de especialistas, vamos tentar compreender melhor. O programa da 20.ª edição da Conferência Human Resources será divulgado em breve.

O almoço do Conselho Editorial da Human Resources voltou a realizar-se no Vila Galé Ópera, em Lisboa, a convite do conselheiro Gonçalo Rebelo de Almeida (Grupo Vila Galé), que esteve presente juntamente com: Clara Trindade (L’Oréal), Diogo Alarcão (Mercer), Inês Veloso (Randstad), Isabel Heitor (ANA – Aeroportos de Portugal), Pedro Fontes Falcão (ISCTE Executive Education), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting) e Sofia Castro (Sonae MC).

Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 118 de Outubro de 2020

Ler Mais