Sente tensão no seu dia-a-dia no trabalho? Siga estas dicas

O ambiente de trabalho pode trazer tensões musculares por dois motivos: estar sentado numa posição inadequada e ficar durante muito tempo nessa posição; as tensões inerentes ao trabalho, como prazos, podem recair literalmente sobre os ombros, deixando-os contraídos, tensos e doloridos.

 

Através dos alongamentos é possível reverter esta situação e impedir que a tensão emocional e muscular atrapalhe o dia-a-dia.

  • Alongue o pescoço
    Para evitar dores de cabeça e rigidez nos ombros e no pescoço, gire-o em todas as direcções: para frente e para trás, de um lado para o outro e fazendo movimentos circulares. Isso vai liberar as tensões e relaxar os músculos dessa região, evitando dores de cabeça.
  • Faça movimentos circulares com os pulsos
    Se passa horas no teclado do computador manuseando o rato, movimente os pulsos em círculos no sentido horário e anti-horário, pelo menos a cada duas horas. Isso previne a tendinite e outros problemas nos punhos. O mesmo pode ser feito nos ombros e tornozelos, de modo a activar a circulação.
  • Alongue o peitoral
    Estique os braços para o lado, como se estivesse prestes a abraçar alguém. Depois, puxe o ombro e gire os pulsos. Este exercício alonga o peitoral, fortalece os braços e os punhos.
  • Alongue as costas
    Estique os braços para cima e entrelace os dedos. Deve permanecer assim durante 30 segundos. Isso alonga as costas e relaxa os ombros, impedindo que a tensão fique acumulada nessa região, é a mais afectada pelo stress.
  • Alongue as pernas
    Mantenha com as pernas juntas, baixe-se e tente encostar os dedos das mãos aos dedos dos pés. Fique nessa posição durante 30 segundos. Faça pausas a cada 50 minutos para esticar as pernas, uma medida simples que evita problemas de circulação que podem causar dores e varizes.
  • Alongue os braços
    Estique o braço direito em direcção ao lado esquerdo deixando o polegar virado para cima. Com o outro braço, comprima-o contra o peito o máximo possível. Fique assim durante 30 segundos e repita o exercício com o outro braço.
  • Alongue as mãos e os punhos
    Estique o braço direito com a palma da mão virada para frente, como se estivesse a fazer o gesto de “Pare!”. Com a outra mão, puxe para trás os dedos da mão esticada, de modo a alongar a região. Fique nessa posição durante 15 segundos e repita com o outro braço. Este alongamento ajuda a prevenir artrite e tendinite decorrentes de movimentos repetitivos, como os realizados ao computador.