
Sabe quem são os perennials? Vai querer tê-los a trabalhar na sua empresa
Os perennials propõem uma nova forma de segmentar a sociedade, baseando-se na ideia de que as pessoas são diferentes entre si e muito complexas e, por isso, podem identificar-se ao mesmo tempo com características de várias gerações, não apenas uma.
Em termos práticos, a ideia tem grande impacto no comportamento social e de consumo, assim como nas estratégias para o mercado de trabalho. Além disso, refere o site xerpa.com, estes profissionais, que ao mesmo tempo são experientes e modernos, agregam diversidade à empresa, além de ajudarem a criar um modelo organizacional atemporal.
Quem são os perennials?
A classificação social por gerações tem sido utilizada pelos pesquisadores e historiadores há muito tempo. Através dessa classificação é feita a identificação de períodos históricos, mudanças sociais, inovações tecnológicas e outros aspectos que ajudam a compreender o processo de desenvolvimento e de evolução da sociedade e do mundo.
Embora essas classificações possam ter pequenas diferenças entre si de acordo os pesquisadores e institutos de estudo escolhidos, alguns recortes geracionais são bem conhecidos. São eles:
Baby Boomers: pessoas nascidas entre 1945 e 1964
Geração X: pessoas nascidas entre 1965 e 1981;
Millennials ou geração Y: pessoas nascidas entre 1982 e 2000;
Geração Z: pessoas nascidas depois do ano 2000.
E onde estão os perennials?Estes não são exactamente uma geração definida pelos pesquisadores. O termo foi utilizado pela primeira vez em 2016 pela autora Gina Pell, num artigo para definir “as pessoas que não têm idade”. Ou seja, pessoas que não se encaixam nos aspectos de apenas uma geração.
Também conhecidos como Ageless Generation (Geração Sem Idade), os perennials são pessoas de qualquer idade e cujo estilo de vida traz hábitos e características de diferentes gerações. Vale ressaltar que, apesar de não serem definidos por uma idade específica, é comum que muitos perennials tenham 55 anos ou mais.
Principais características dos perennials
Os perennials definem-se como “pessoas sempre florescentes e relevantes, de todas as idades, que vivem no presente, sabem o que está a acontecer no mundo, mantêm-se actualizados com a tecnologia e têm amigos de todas as idades”.
Sendo assim, este grupo mantém-se activo e envolvido na sociedade, utilizando de ferramentas actuais para permanecer catualizado e com uma mentalidade global de inclusão e diversidade, sem qualquer definição de demografia ou qualquer outro padrão.
Como qualquer outro grupo social, os perennials também apresentam gostos e hábitos de consumo próprios. O interesse de acordo com uma faixa etária, não funciona com este grupo. Eles apresentam tendências de consumo alinhadas a diferentes idades.
Também é característica dos perennials valorizar o conforto no dia a dia, assim como as facilidades tecnológicas e os conteúdos informativos. Para este segmento social, o que importa é manter sempre uma mentalidade contemporânea e estar actualizado com as principais questões sociais do momento.
As vantagens de contratar perennials
Os millennials estão sempre na mira das empresas, especialmente quando o assunto é a contratação de novos talentos e uma mão de obra especializada. Porém, não são só os millenials que merecem destaque no mercado de trabalho. Os perennials também são profissionais essenciais para qualquer empresa.
Um dos principais motivos do interesse das empresas neste grupo é a identificação de que classificar as pessoas apenas com base em faixas etárias é algo muito limitativo. Dentro do universo corporativo, essa segregação fundamentada em idade cria uma tensão desnecessária entre pessoas de gerações diferentes, além de limitar oportunidades de contratação de bons profissionais para as próprias empresas.
Como os perennials são pessoas actualizadas e ligadas à tecnologia, qualquer adaptação a processos automatizados e ao uso de ferramentas tecnológicas não é um problema para eles.
O senso de ousadia e renovação desse grupo também é visto como inspirador em qualquer empresa. Por isso, os perennials são profissionais que contribuem para o aprimoramento de qualquer organização, especialmente estimulando outros profissionais manterem-se atemporais e sempre actualizados.
Como atrair esses profissionais para a sua empresa?
Ofereça opção de trabalho flexível e remoto
Contratos de trabalho flexíveis, cronogramas adaptáveis e opções de trabalho remoto não são populares apenas entre os millennials. Eles também são extremamente atrativos para os perennials.
Sendo assim, a oferta de benefícios desse tipo mostra aos perennials que a empresa sabe valorizar os seus profissionais, permitindo que eles ajustem o seu estilo de vida ao ambiente de trabalho e vice-versa.
Crie espaços para mentorias
Por serem muito experientes, os perennials são profissionais com um conhecimento profundo e experiências de trabalho que devem ser partilhadas com todos. E para dividir essa riqueza de conhecimento com outros colaboradores, o ideal é que a empresa crie uma infraestrutura ideal para isso.
Os gestores podem implementar espaços e processos que permitam aos perennials partilhar a sua experiência com outros profissionais da equipa, a fim de criar formas de trabalho mais colaborativas.
Ofereça bons benefícios de saúde
Os benefícios voltados para a saúde são atrativos para qualquer pessoa, ainda mais para os perennials, que tendem a cuidar mais da saúde. Há diversas opções que podem ser implementadas, desde uma ergonomia adequada no ambiente de trabalho até planos de saúde que atendam às reais necessidades dos colaboradores.