
Os restaurantes abriram e podem voltar os almoços de negócios. Veja estas dicas para garantir que são “produtivos”
No meio corporativo, um almoço de negócios pode ser muito mais do que uma refeição partilhada por colegas de trabalho e clientes. É uma oportunidade para gerar novos negócios, iniciar projectos e estreitar relacionamentos corporativos.
Para favorecer a sua empresa num almoço de negócios, não basta apenas comparecer. É necessário preparar-se para as oportunidades, escolher cuidadosamente o local e estar com o mindset ideal para o momento.
1) Chegue com antecedência
Pode parecer simples, mas esta é uma regra que muitas vezes não é seguida. A sua pontualidade mostra organização e compromisso.
2) Saiba o que vai pedir
Passar muito tempo a olhar para o menu pode dar a impressão de indecisão. Antes de chegar ao restaurante escolhido, pesquise o menu na internet para decidir e lembre-se de escolher um prato leve, e, se possível, opte por um restaurante que já conhece.
3) Escolha um local de fácil acesso e sem muito barulho
É muito desagradável almoçar num local barulhento onde não se consegue conversar de forma fluida. Quando é um almoço de negócios, levar isso em consideração é ainda mais importante. Evite “restaurantes do momento” e dê prioridade a locais calmos e agradáveis.
4) Esqueça o telemóvel
O telemóvel não deve estar na mesa, nem no seu colo ou em nenhum lugar à vista. Ele deve estar guardado e em modo silencioso. Foque-se em socializar com as pessoas presentes.
5) Deixe a conversa fluir
Nem só de assuntos corporativos se faz um almoço de negócios. A refeição é um momento um pouco mais descontraído, e pode ser a sua hipótese de impressionar clientes com interesses comuns, por exemplo. Mantenha em mente o foco da reunião, mas abra espaço para as conversas fluírem bem durante o almoço.
6) Conheça as regras de etiqueta do país
Nem sempre os almoços de negócios são feitos no país de origem. Caso a refeição seja feita noutro território, é importante conhecer os pratos típicos e as etiquetas comportamentais do país.
7) Pague sempre a conta
Na altura de fechar negócios, é de bom grado adiantar-se e pagar a conta do restaurante sem que os seus clientes notem. No fim do almoço de negócios, peça licença para ir à casa de banho e aproveite para pagar a conta.