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O valor do feedback. E como o fomentar (de forma eficaz)
O feedback é uma resposta dada a um estímulo como forma de desenvolver pessoas e reforçar ou corrigir determinadas atitudes. Objectivamente, o feedback é uma ferramenta capaz de salientar comportamentos e acções do presente para construir um futuro melhor e com mais resultados. É também importante que exista constância e precisão nesta prática, pois de nada adianta dar um feedback sobre uma acção que aconteceu há seis meses ou fazê-lo apenas uma vez por ano.
É preciso deixar claro que o feedback não é sobre opiniões, sentimentos ou emoções, mas sim sobre um retorno acerca de um comportamento com base em parâmetros claros e objetivos. Feedback é sobre desempenho, conduta e resultados. A sua prática visa ajudar as pessoas e as empresas a melhorarem o seu desempenho e performance.
A prática do feedback ajuda as pessoas e as empresas a crescerem. É preciso que as empresas tenham feedback dos seus colaboradores. Para que tal aconteça é fundamental saber ouvir. De nada adianta receber avaliações, sejam elas positivas ou negativas, se a organização não for capaz de as colocar em prática.
Para isso, é essencial preparar as pessoas, praticar uma escuta qualificada, estar aberto a ouvir opiniões diferentes e saber falar de situações positivas e negativas de forma verdadeira e não agressiva.
Nem sempre é uma situação fácil, tanto para quem dá feedback como para quem recebe. No entanto, para que seja realmente eficaz os colaboradores precisam ter consciência dessa importância, de contrário, a resistência e a rejeição podem esconder passos importantes com vista ao desenvolvimento tanto das pessoas como das empresas.