Como dizer não ao seu chefe sem criar problemas

É sempre difícil dizer que não ao seu chefe, mas muitas vezes é necessário chamar a atenção para o facto de não ser possível responder a uma solicitação que não sabe como cumprir, que tem um prazo de execução estreito ou que não corresponde às suas funções na empresa.

 

É sempre melhor admitir que não tem competência ou não tem tempo para realizar uma tarefa do que executá-la de forma ineficiente, pondo em causa os resultados da empresa. A questão é: como o fazer? Como dizer não ao seu patrão… sem gerar confusão? O site pme.pt partilhou algumas dicas que vão ajudá-lo a dizer «não» ao seu chefe sem prejudicar a sua imagem e sem arriscar o seu emprego.

 

1. Avalie o pedido do seu chefe
Antes de dizer não, deve avaliar o pedido. Será que não tem mesmo tempo para analisar a situação e executar essa tarefa? Será que não é coisa para demorar apenas uns minutos? Chegue a uma conclusão sem se precipitar. E depois, se essa decisão for “não”, pense no quanto esse “não” vai custar ao seu chefe, bem como em argumentos que possam evitar ou pelo menos aligeirar a discussão.

 

2. Pense antes de responder
Depois de avaliar o pedido, deve tirar mais uns minutos para pensar antes de responder. Esta é mais uma forma de evitar que saia de um redondo “não”, mas se não tiver de responder na hora, o melhor mesmo é seguir esta dica porque muitas vezes após uma breve reflexão, consegue decidir com mais convicção e até encontrar alternativas.

 

3. Aponte soluções
Se avançar com o não, convém levar já ensaiadas algumas opções e provar que a sua recusa não significa que a tarefa não seja realizada. Além disso, ao apontar soluções revela que está preocupado com os objectivos da empresa, simplesmente não pode contribuir com essa tarefa em específico.

 

4. Diga “não”, apenas se necessário
Pelo que já leu até agora, percebeu que pode e deve dizer “não”, mas só se necessário. Se andar a dizer constantemente “não”, será mal visto pelo seu chefe e colegas de trabalho. Se andar a dizer constantemente “sim”, será assoberbado de trabalho, colocando as suas funções em risco. Não é fácil encontrar o meio termo, por isso, e na dúvida, diga “não” apenas se:

  • A tarefa deve ser realizada por outra pessoa.
  • Desconhece o que é preciso fazer para concluir a tarefa com sucesso.
  • Tem em mãos um trabalho prioritário, mais importante.

E mesmo num destes casos, diga não, mas dê uma explicação para a recusa:

  • “Gostava muito, mas neste momento estou ocupado com…”
  • “Agora não é boa altura, estou a meio de uma tarefa urgente…”
  • “Infelizmente não me posso comprometer com essa tarefa, estou a dar prioridade a…”
  • “No momento não posso aceitar, mas assim que terminar o que estou a fazer, posso pegar nessa tarefa e…”

 

5. Seja sincero
Qual é o verdadeiro motivo pelo qual quer dizer que não ao seu chefe? Tenha a coragem de ser directo, de dizer a verdade. As desculpas podem fazê-lo passar por mentiroso, preguiçoso ou pouco empenhado com o trabalho na firma quando, por exemplo, o que acontece é que não sabe fazer o que o seu patrão está a pedir.

 

6. Não vacile
Apesar da franqueza e até da simpatia com que pode recusar um pedido do seu patrão, não exagere. Se for “bonzinho” demais, o seu chefe pode acabar por convencê-lo a fazer o que não quer ou pelo menos a transformar um “não” em “sim”. Por isso, seja claro e não deixe o seu chefe com falsas esperanças.

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