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Liderar com inteligência emocional faz (toda) a diferença. Saiba como a desenvolver
Em situações de crise, liderar com inteligência emocional faz a diferença.
De facto, controlar e avaliar as próprias emoções e ao, mesmo tempo, ter a capacidade de interpretar e compreender as emoções dos outros, é a chave do sucesso da liderança de muitas empresas.
Como desenvolver a inteligência emocional
- Ter consciência das emoções
- Dar espaço e permitir que sejam expressão do pensamento e forma de atuação
- Compreender o que significam e o que traduzem
- Saber como gerir
Trabalhar nestas diferentes dimensões permite trazer as emoções para o quotidiano sem receio do impacto que possam ter, o que na prática significa:
- Ser capaz de aceitar críticas e assumir responsabilidades
- Assumir o erro, aprender e seguir em frente
- Dizer não quando é preciso
- Partilhar os seus sentimentos com os outros
- Resolver problemas com soluções com as quais todos se sentem confortáveis
- Ter empatia para com as outras pessoas
- Ter uma grande capacidade de escuta
- Saber porque faz as coisas que faz
- Não julgar os outros
A inteligência emocional permite ver e entender diferentes perspetivas e experiências. É inclusiva e respeita a diferença, apresentando-se como um terreno fértil para um crescimento saudável.