Dicas para ajudar as organizações a superar a crise sem reduzir pessoas

A pandemia COVID-19 obrigou várias organizações tomar medidas para enfrentar a crise. Mas será possível superar a crise pandémica sem reduzir os recursos humanos?

 

Segundo João Costa, country manager da Expense Reduction Analysts, faz notar que, «regra geral, 10 a 40% dos custos de uma empresa são passíveis de ser reduzidos, mas para isso é essencial que adoptem programas de controlo de custos baseados num diagnóstico profundo, com perspectivas de resultados a curto e a longo-prazo e focados no futuro da organização».

Assim, a consultora enumera alguns pontos que ditam o sucesso dos programas de redução de custos e a rentabilidade e sustentabilidade das empresas, sem reduzir os recursos humanos:

1. Gerir todas as categorias de custo com o mesmo rigor e olhar para além dos custos centrais;

2. Questionar o status quo. Perceber que custos podem ser otimizados, em que categoria está alocada a maior fatia do orçamento e se existem oportunidades de poupança que não comprometem as metas de vendas;

3. Garantir a implementação das medidas de redução de custos, evitando que fiquem apenas no papel;

4. Desconstruir mitos, como o de crer que a experiência numa determinada área de compras garante as melhores condições em qualquer categoria de custos, ou de que os acordos globais são sempre melhores do que acordos locais, ou, até, que ter um fornecedor mais antigo se traduz sempre num melhor preço e serviço;

5. Medir e monitorizar as poupanças, através da definição de KPIs e da avaliação contínua do mercado;

6. Estabelecer parcerias win-win com fornecedores;

7. Avaliar todas as áreas, recorrendo a especialistas com know-how específico e relevante dos diferentes sectores.

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