Processos de recrutamento acelerados em 90% pela inteligência artificial, diz estudo
Grandes empresas internacionais já utilizam agentes de Inteligência Artificial (IA) materializados em chatbots e robots para as auxiliar a melhorar a interacção com os seus clientes e ajudar nos processos de recrutamento, acelerando-os em 90%. Estas são algumas das conclusões do estudo sobre evolução do IA nos negócios realizado por investigadores da Iscte Business School – Sandra Loureiro e João Guerreiro – e da Universidade de Surrey – Iis Tussyadiah.
«As empresas estão à procura de alternativas, através da IA, para responderem ao grande fluxo de candidaturas que recebem online», afirma João Guerreiro, professor no Iscte e um dos autores do estudo. «O recurso a serviços de IA surge com o objectivo de ajudar as chefias na tomada de decisão, ao avaliarem objectivamente as caraterísticas profissionais e pessoais dos candidatos a um emprego e redirecionando-os para as áreas que mais se adequam ao seu perfil».
Segundo o estudo, o rendimento dos trabalhadores também está a sofrer alterações e a tornar-se mais produtivo devido à IA. Empresas do sector automóvel já estão a usar peças de engenharia eletromecânica, como exosqueletos, para ajudar os trabalhadores a serem mais rápidos e eficientes em tarefas que exigem uma repetição sucessiva.
Segundo João Guerreiro, os consumidores irão adoptar num futuro próximo tecnologias de IA como forma de reduzir o tempo que dedicam às tarefas de aquisição de serviços online – por exemplo fazendo pedidos de compras online de forma expedita através de smart devices como a Alexa ou Google Home. «No entanto, há ainda grandes questões que precisam de ser alvo de uma reflexão sobre o papel que a IA irá ter no mercado de trabalho, nomeadamente no que toca às relações de trabalho Humano-IA e aos desafios que este tipo de agentes podem colocar à sociedade», refere o responsável.
As conclusões desta investigação sobre o futuro da IA nos negócios será discutida por João Guerreiro na primeira edição da conferência “48 Horas de Business Analytics”, organizada por estudantes da Iscte Business School. A iniciativa irá ser emitida online e pretende mostrar, precisamente, como o crescimento dos dados está a influenciar o tecido empresarial na criação de novas oportunidades de negócio.
A Agência para a Modernização Administrativa, a Bi4All, a Fidelidade, a Feels Like Home, a Mango, o Observatório de Economia e Gestão da Fraude, a SIBS e a Xpand IT vão estar representadas. A conferência irá ainda contar com a participação de oradores ligadas ao Big Data & Analytics que irão intervir em painéis e ser responsáveis por workshops.
A conferência irá decorrer nos dias 27 e 28 de Maio e terá início às 10h00. As inscrições podem ser feitas aqui.