É freelancer e precisa de ajuda com a contabilidade? Esta notícia é para si

Uma das grandes dificuldades em lançar uma empresa de raiz prende-se com o esforço associado à gestão do dia-a-dia, mais do que com o conceito em si. Foi a pensar na vida dos trabalhadores independentes que apatricia.com foi lançada.

 

A fundadora, Patrícia Cruz Silva, tem uma carreira de 10 anos como responsável financeira da TorkeCC, que conta com clientes na Europa, Ásia e América do Sul. Em cada um desses contactos, notou que os trabalhadores independentes, em especial os dos meios criativos ou em especial da indústria criativa, tinham dificuldade em gerir toda a parte burocrática, abrir e encerrar actividade, emitir facturas, tratar de obrigações declarativas e fazer pagamentos dentro dos prazos, entre tantas outras questões.

Esta empreendedora concebeu por isso uma solução que pretende apoiar freelancers e pequenas estruturas na gestão, contabilidade e organização dos seus negócios. O público-alvo são acima de tudo trabalhadores independentes, que, não tendo o apoio de uma estrutura maior, acabam por encontrar mais dificuldade em assegurar esse tipo de competências.

Patrícia Cruz Silva refere.«Apatricia.com é um projecto de apoio individual e corporativo, que surgiu com o objectivo de apoiar pessoas que também resolveram arriscar no desenvolvimento do seu negócio. O foco dos freelancers da indústria criativa tem de estar na criatividade, não sobrando muito tempo nem vontade para outras tarefas mais burocráticas. Isso leva muitas vezes a que entreguem declarações fora de prazo, paguem coimas, não aproveitem deduções ou não tenham noção do impacto fiscal dos valores facturados. Aquilo que garantimos é um apoio personalizado, que nos permite tomar conta dessas questões para que possam focar-se no que de facto fazem bem».