Um compromisso para com as pessoas
Rosário Frias
Directora de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade – José de Mello Saúde
Um compromisso para com as pessoas
Actualmente, as empresas já não são apenas organizações que produzem e comercializam produtos e serviços, nem a sua função se limita somente a criar riqueza e postos de trabalho. As empresas são hoje um indispensável agente social e desempenham um papel cada vez mais importante na resolução de problemas estruturais. Nos últimos anos aspectos como responsabilidade, cidadania e transparência encontram-se no centro do debate do que devem ser atributos das empresas dando origem a uma nova abordagem de gestão. O conceito de Sustentabilidade defende que as empresas integrem, voluntariamente, preocupações sociais e ambientais aos seus modelos de negócio, com o objectivo de espelhar esta nova realidade e integrar no seu dia-a-dia preocupações que nos dizem respeito a todos.
Este conceito espelha, por um lado, o aumento da influência e importância das empresas na sociedade, a que deve responder um maior grau de sensibilidade e sentido de responsabilidade por parte dos seus órgãos de gestão. Por outro lado, a Sustentabilidade responde ao sentimento geral de que o ambiente tem sido deteriorado em função da actividade humana, o que exige das empresas um comportamento ético e transparente relativamente ao impacto que têm.
O título deste artigo procura destacar o papel que as empresas têm na criação de valor social. O denominador comum por excelência entre empresas e sociedade são as pessoas, pelo que não é demais lembrar que criar valor social é criar valor para as pessoas. Embora possa parecer uma evidência, não existe ainda uma definição aceite por todos sobre quais são as atitudes que as empresas devem adoptar para satisfazer as necessidades dos seus colaboradores, ou quais são os valores sociais que as empresas devem possuir para se integrarem socialmente. Esse é um caminho que deve ser percorrido por cada organização e deve começar sempre no ponto mais importante: As pessoas.
Enquadradas ou não na política de sustentabilidade, assistimos a um crescente conjunto de boas práticas empresariais que estão ao serviço das pessoas e que importa dinamizar. Conhecidas como iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), as empresas têm procurado desenvolver um conjunto de actividades que visam contribuir para as comunidades que afectam e para o ambiente em que actuam. As iniciativas de RSE podem ser externas ou internas. Se no primeiro caso procuram contribuir e criar valor para as comunidades onde estão inseridas ou onde têm linhas de produção importantes, na componente interna procuram envolver os seus próprios colaboradores.
A Responsabilidade Social Externa lida com questões relacionadas com a criação de relações e compromissos estáveis com as comunidades locais através de parcerias com entidades ou organizações ou com outro tipo de iniciativas que procurem alimentar essa relação entre empresa e comunidade
A Responsabilidade Social Interna é especialmente importante nos tempos de exigência em que vivemos e às empresas é exigido que estejam atentas e sensíveis às preocupações dos seus colaboradores. Questões relacionadas com investimento em formação e capital humano, condições de saúde e segurança no trabalho, diversidade e igualdade de oportunidades, benefícios sociais, entre outros, são apostas sólidas.
O gestor de Recursos Humanos é por isso uma peça fundamental na implementação da estratégia de sustentabilidade, já que as pessoas são, e devem ser, um público fulcral da preocupação das empresas. A sustentabilidade de uma organização é feita no seu dia-a-dia e passará sempre pelo envolvimento dos seus colaboradores que sentindo-se parte desta estratégia de futuro, participarão muito mais efectivamente nas mudanças que são necessárias operar. Este balanço entre dar e receber cria laços e reforça o compromisso.
É muito importante que estejamos bastante atentos a situações individuais que, dadas as dificuldades actuais, possam estar a precisar de algum apoio adicional. As iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial vão por isso além do respeito à legislação laboral e não precisam de grande complexidade nem investimento. Podem ser medidas muito simples como reforçar as instalações da copa ou refeitório, facilitando que as refeições possam ser tomadas na empresa, criar horários flexíveis que permitam facilitar a vida familiar; ajudar na comparticipação dos livros escolares dos filhos dos colaboradores, disponibilizar aconselhamento na gestão do orçamento familiar, entre outras.
Cada empresa deve percorrer esse caminho de compromisso para com as pessoas e encontrar as medidas que ajudem a cumprir o seu contrato com a sociedade.