As softs skills dos profissionais do futuro!
Opinião de Ricardo Florêncio
Director da Revista HR Portugal
Editorial publicado na edição de Maio 2011 da revista HR Portugal
Que cursos deverão agora os pré-universitários escolher? Que rumo deverão dar à sua vida académica aqueles que agora têm de optar? E que formação deveremos dar aos nossos colaboradores, para se manterem actualizados e não dispensáveis nas diversas organizações?
Temos vindo a ouvir um largo conjunto de pessoas a insistir que alguns daqueles cursos mais tradicionais não têm saídas profissionais no futuro.
Ou porque há demasiada oferta, mas um número muito mais reduzido de procura, e assim o mercado está saturado, ou então porque no futuro não serão assim tão necessários.
Deste modo, trazemos ao seu conhecimento a opinião de um conjunto de especialistas e de docentes e responsáveis pelas universidades, assim como um artigo aprofundado sobre profissões do futuro.
Mas, para além dos aspectos técnicos que apresentam, torna-se claro que as chamadas “soft skills” irão assumir no futuro um papel ainda muito mais preponderante do que têm hoje.
Para além das já habituais capacidades de liderança, de gestão e de motivação, entre outras, a assertividade, a resiliência, a capacidade de pensar “para além de”, a capacidade de comunicação, a flexibilidade, a criatividade, vão assumir um papel distintivo e claramente crítico de sucesso das pessoas nas organizações e das próprias organizações.