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Cinco lições de gestão de por Barack Obama
Em 2008, Barack Obama foi eleito à presidência dos Estados Unidos e tornou-se n o primeiro presidente afro-americano a ocupar o cargo. Quando abandonou a posição deixou estas lições de gestão.
1.
Cuidado com as promessas
Muitas vezes prometemos coisas que não conseguimos cumprir ou que simplesmente estão fora da nossa alçada.
Com Obama não foi diferente. O ex-presidente norte-americano fez diversas promessas a respeito da sua gestão (reforma migratória, controle da circulação de armas de fogo, etc) e no fim grande parte delas não foram cumpridas da maneira esperada, gerando uma certa tensão no governo e na sociedade.
Para evitar tensões e conflitos desnecessários, fale só sobre o que realmente pode garantir
2.
Carisma é peça chave
O ex-presidente norte-americano ficou extremamente popular por se ter tornado num político pioneiro em diversos sentidos. No que diz respeito ao carisma Obama liderou com discursos maravilhosamente escritos e uma oratória impecável.
Foi com esse carisma que o ex-presidente se manteve em alta até nos momentos mais tensos do seu governo e ainda deixou a presidência com um índice de 56% de aprovação. O carisma e o bom relacionamento podem sim fazer a diferença numa boa gestão.
3.
Problemas podem tornar-se em oportunidades
Ao iniciar o seu primeiro mandato, Obama viu-se no meio do caos. A situação económica dos Estados Unidos não estava fácil.
Ao contornar a situação com cautela e ao melhorar as condições do país, o ex-presidente foi capaz de construir o seu maior legado que, provavelmente não existiria se a crise económica não estivesse lá quando ele assumiu o cargo.
Nem tudo está perdido. Numa gestão, seja ela qual for, sempre haverá altos e baixos. Inteligente é o gestor que conseguir tirar o mínimo proveito dos problemas.
4.
Aposte em feedbacks
Uma gestão bem sucedida também conta com feedbacks dados aos colaboradores ao longo do trabalho. O ex-presidente Obama encontrava maneiras de demonstrar a sua gratidão em relação aos que trabalhavam diretamente para ele na Casa Branca.
Uma equipa que recebe feedbacks (positivos ou negativos) é uma equipa reconhecida e com mais entusiasmo para trabalhar.
Além de dar feedbacks, é importante que o gestor esteja aberto (e deixe isso bem claro) para ouvir retorno, tanto dos seus colaboradores, como dos seus clientes. As críticas podem estimular melhorias e evoluções internas.
O feedback tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento e para a produtividade numa gestão de qualidade.
5.
Seja um líder
Muitas são as características que atribuímos aos grandes líderes mundiais. Coragem, persistência, empreendedorismo, superação, inovação, todos aspectos cruciais quando pensamos numa liderança eficiente. Para a consolidação da liderança de Barack Obama no mundo, a situação não foi diferente.
Desde o início o ex-presidente mostrou-se um empreendedor nato, portador de uma persistência diferenciada. Já no cargo da presidência, Obama possuía duas outras características fundamentais de um líder: a empatia e a capacidade de influenciar.
A aptidão para se colocar no lugar do outro e de conduzir as pessoas a acreditarem nas suas ideias, são atributos que formam um combo fundamental para a construção de um líder e, consequentemente, para a construção de uma boa gestão.
Observar o trabalho de líderes mundiais pode ser uma alternativa interessante para se inspirar e tirar lições de gestão, independentemente do cargo que ocupa actualmente.