
Sete características que revelam que tem um mau chefe
No fundo, todos nós sabemos que queremos que a pessoa que nos chefia seja confiante, competente, empática e que saiba agir rapidamente para que sejam tomadas determinadas decisões. Por outro lado, não gostamos de chefes arrogantes e que não aceitam opiniões construtivas ou sugestões.
Se tiver um mau chefe, por exemplo, o mais provável é isso ter um impacto negativo no desenvolvimento da sua carreira e até mesmo na sua vida pessoal.
Afinal, este é um tipo de pessoa que cria problemas, é complicado e torna o ambiente de trabalho bastante pesado. O que acontece é que o profissional entra neste mesmo registo e acaba por se criar uma bola de neve.
A pensar nisto, o site Ekonomista partilhou uma lista com oito caraterísticas que definem um mau chefe.
1. Nunca assume os erros
Se o seu chefe não admite os seus erros é sinal que não está preparado para chefiar. Admitir falhas é meio caminho andado para que o ambiente de trabalho seja positivo e para que os empregados percebam que podem correr riscos e inovar, sem medo.
2. Culpa os trabalhadores pelos erros
Se o seu chefe é o primeiro a apontar o dedo quando há a mais pequena falha, mas nunca lhe dá um incentivo quando um projecto corre bem e traz benefícios à empresa, então está perante um mau chefe.
3. Mente
A mentira não é uma boa base para a construção de uma boa relação, seja no trabalho ou noutro qualquer campo da sua vida. Se apanhar o seu chefe a mentir é normal que perca a confiança nele.
4. Não quer ouvir as suas opiniões
Até pode não as levar em conta nem colocar as suas ideias em prática, mas um bom chefe vai ouvir as suas opiniões. Quando este não o faz e só leva em conta as suas próprias ideias corre o risco de ficar isolado e criar mau ambiente de trabalho.
Um chefe até pode ter mais simpatia ou empatia com um ou outro colaborador, mas não deve deixar isso passar para o ambiente profissional. Se trata os colaboradores de forma desigual e beneficia alguns só porque sim, então não é um bom chefe.
Sabemos que em alguns casos, os chefes têm acesso a algumas regalias como um lugar privativo de estacionamento, uma sala de trabalho só para os próprios ou flexibilidade nos horários até.
No entanto, regalias e direitos são coisas distintas. Um chefe que passa o dia a referir que tem o direito de mandar calar certos trabalhadores ou o direito de o mal tratar, não é de todo um bom chefe.
Se há alguma coisa pior do que um chefe que critica constantemente o trabalho e atitudes dos seus trabalhadores, é aquele que o faz de forma vaga e que se recusa a oferecer críticas construtivas.
Por isso, se o seu chefe não cuida dos colaboradores dando feedbacks e se não ajuda na resolução de problemas é significado de que é um mau chefe, afinal não os ajuda a melhorar em nenhum aspecto.