
Quatro dicas para se tornar um líder mais humano
A maioria das pessoas acha que tem que fazer uma escolha entre ser uma boa pessoa ou ser um líder duro e eficaz. Mas isto é uma falsa dicotomia. Na verdade, fazer coisas difíceis costuma ser a coisa mais humana a fazer. Existem dois ingredientes principais, sabedoria e compaixão, e é preciso aprendizagem e prática para liderar com ambos.
Neste sentido, o Harvard Business Review partilhou quatro maneiras para trazer mais humanidade à sua liderança.
1. Lembre-se da regra de ouro
A compaixão é o desejo de ver os outros felizes e uma prontidão para agir para ajudar a acontecer. Isto é basicamente uma expressão da regra de ouro: «Faça aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem a si».
Quando nos conseguimos colocar no lugar da outra pessoa, podemos ter um novo ponto de vista sobre uma situação desafiante. Embora colocar-se no lugar de outra pessoa seja bom para a reflexão, é importante evitar pensar que sabe o que a outra pessoa está a sentir.
2. Ouça atentamente
Quando um líder ouve verdadeiramente os colaboradores, estes sentem-se ouvidos e vistos. Se puder ouvir atentamente, com a mente aberta e com vontade de aprender, não só se vai tornar mais sábio, como também poderá ajudar os outros genuinamente. Se tiver de ter uma conversa importante, reserve um tempo extra para se preparar. Isto pode significar estabelecer o tipo certo de ambiente para que possa estar totalmente presente e sentir o que a outra pessoa quer e sente, em vez de se concentrar em corrigir um problema.
3. Pergunte a si mesmo, como posso ser benéfico?
Perguntar como pode ser benéfico para os outros é um «caminho para a compaixão». Sempre que estiver prestes a dirigir-se a algum colaborador, reserve um momento para reflectir sobre o que pode estar acontecendo com essa pessoa. E pergunte a si mesmo: De que apoio precisam para superar suas lutas? Que empurrão precisam para ter mais autoconsciência sobre os seus pontos que estão a criar dificuldades? Reflectir sobre estas questões antes de conhecer as pessoas vai ajudar a criar uma interacção mais humana focada em seu crescimento e desenvolvimento.
4. Puxe pelas pessoas para ver o seu potencial
Um bom líder valoriza quem somos hoje, mas também nos desafia a esforçar-nos e fazer melhor para perceber mais do nosso verdadeiro potencial. Quando alguém já está a fazer bem, pressioná-lo a fazer melhor pode ser desencorajador e desmotivador. Mas a liderança não é tentar agradar as pessoas e fazê-las sentir-se contentes e à vontade. Liderança é apoiar as pessoas em coisas que elas talvez não queiram enfrentar. Em vez de fugir dessas conversas desconfortáveis, tente ver seu papel de puxar pelas pessoas como uma indicação do verdadeiro cuidado com elas.