Bolsas Sociais EPIS triplicam de valor para 290 mil euros. Vão apoiar 147 alunos do secundário, ensino superior e mestrado

Margarida Lopes
20 de Dezembro 2021 | 15:00
Bolsas Sociais EPIS triplicam de valor para 290 mil euros. Vão apoiar 147 alunos do secundário, ensino superior e mestrado

A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social atribuiu, este ano, Bolsas Sociais a 147 jovens, escolas públicas e organizações (mais 75% do que em 2020), num investimento recorde de 290 mil euros, o que representa um aumento de 96% face ao ano passado e de 171% face a 2019. O programa de Bolsas Sociais existe desde 2011 e já permitiu o apoio a 101 escolas e organizações, através de 572 bolsas, num investimento de 922 mil euros, possíveis através do apoio de 73 investidores sociais e 154 parcerias.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

Este investimento permite apoiar alunos com mérito académico, carenciados à entrada do ensino secundário e universitário, continuando também a premiar as boas práticas organizativas da promoção da inclusão social e digital, sustentabilidade, cidadania ativa e de inserção profissional e ocupacional de jovens com necessidades educativas especiais.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

O director-geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, destaca que: «As empresas estão mais receptivas e reconhecem na EPIS uma plataforma credível para fazer chegar o seu apoio a quem mais precisa e merece, tendo já critérios bem definidos para a atribuição das Bolsas Sociais. Mais de 80% dos alunos premiados beneficiam da Ação Social Escolar, com 40% no Escalão A, o mais importante apoio do Estado. Mais de 50% das famílias dos alunos premiados enfrentaram situações de desemprego recente da mãe, pai ou ambos».

O programa continua a crescer em todas as dimensões e, nesta 11.ª edição, recebeu 528 candidaturas para seis áreas e treze categorias. Em 2021, o programa contou com mais duas novas áreas que distinguiram as boas práticas de promoção de inclusão digital de crianças e jovens e o mérito académico de alunos que terminaram o ensino superior e que prosseguem, este ano lectivo, os seus estudos para mestrado de dois anos.

Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, via Zoom, com mais de 250 participantes, a sessão de entrega das 147 Bolsas Sociais EPIS que premiaram 15 escolas, nove projectos, 137 alunos e cinco jovens especiais, de 54 concelhos, três ilhas dos Açores, ilha da Madeira e de seis nacionalidades distintas. A lista de premiados está acessível para consulta, no site da EPIS na publicação “Cadernos Bolsas Sociais EPIS 2021”.

Continue a ler após a publicidade

Foram 39 os investidores sociais que integraram esta edição das Bolsas Sociais EPIS: ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports / VINCI Energies, Águas do Vale do Tejo, Ascenza, Atrium, Avipronto, Banco Montepio, Banco Santander, Bayer, Bial, Boehringer Ingelheim, Caima, Caixa Geral de Depósitos, Cires, Cofaco Açores, Deloitte, Fertagus, Fresenius Kabi, Fundação AGEAS – Agir com coração, Fundação Amélia de Mello, Fundação Galp, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Monjardino, Grupo Jerónimo Martins, Grupo Pestana, Omnova, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Servier Portugal, Siemens, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, Sogrape, Soroptimist International Clube Lisboa Caravela, Super Bock Group, Tabaqueira, Vhumana e Zurich e um doador individual, Nuno Loureiro.

Partilhar


Mais Notícias