
Volvo Car Portugal tem nova directora-geral
A Volvo Car Portugal começou o ano com uma nova liderança assegurada por Susanne Hägglund, que assume funções de Managing director da companhia.
Na Volvo Cars desde 2018, e com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, a responsável passou por diversas funções, assumindo agora o rumo da companhia em Portugal.
Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne chega à Volvo Car Portugal com o objectivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à electrificação.
«Em 2021, a Volvo Cars elevou o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança, dando seguimento a um dos mais ambiciosos planos ambientais da indústria automóvel», lê-se em comunicado.
A marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica mesmo aquém dos objectivos que a marca impõe a si própria. De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% eléctricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.
Em 2021, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6% aproximando-se assim das 700.000 unidades.
As vendas da gama de modelos electrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos já a representar 3,7% globalmente.
A nível mundial os modelos mais populares foram os SUV da marca com XC60, XC40 e XC90 a liderarem o top 3. Os dois primeiros ultrapassaram mesmo as 200.000 unidades vendidas cada.