As perguntas-chave para saber se o seu ambiente de trabalho o entusiasma (ou não)
Por Maria Duarte Bello, CEO da MDB – Coaching e Gestão de Imagem, Coach PCC & Mentor Senior
O que caracteriza os melhores ambientes de trabalho em comparação com aqueles que não entusiasmam? Interessa-nos o ambiente de trabalho, não o mobiliário ou as condições físicas, mas o que se respira, o que incentiva ou desencoraja profundamente e que depende da chefia, dos colegas e das políticas organizacionais. Para encontrar a resposta, responda às seguintes questões com um “sim” ou um “não” pensando na sua situação de trabalho. De seguida, conte o número de respostas de cada tipo:
- Eu sei o que se espera de mim no trabalho?
- Tenho os materiais e equipamentos de que preciso para fazer o meu trabalho corretamente?
- No meu trabalho, tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor diariamente?
- Nos últimos sete dias, recebi algum reconhecimento ou elogio por fazer bem o meu trabalho?
- Sinto que o meu chefe ou outra pessoa da empresa se preocupa comigo como pessoa?
- Existe alguém na empresa que me incentiva a desenvolver?
- Sinto que as minhas opiniões são importantes no meu âmbito de trabalho?
- A missão da minha empresa faz-me sentir que o meu trabalho é importante?
- As pessoas que trabalham comigo estão empenhadas em fazer um trabalho de qualidade?
- Tenho um bom amigo na empresa onde trabalho?
- Nos últimos seis meses, alguém da empresa conversou comigo sobre o meu progresso?
- A empresa proporcionou-me oportunidades de aprender e crescer no ano passado?
Se respondeu a todas “sim” está de parabéns. Significa que está num ambiente motivador, o seu chefe preocupa-se consigo e a empresa fornece os meios para que possa dar o seu melhor. Se, pelo contrário, marcou todas com “não”, talvez seja hora de pensar numa mudança. No caso de respostas intermédias, avalie qual a percentagem que pesa mais para refletir sobre isso.
Como deve ter notado, muitas das perguntas estão relacionadas com a forma como os chefes lideram. E é lógico. O chefe tem a capacidade de comunicar com clareza, de entender o que faz, de o reconhecer e de se importar consigo como pessoa. Portanto, não é de surpreender que se tenha concluído que as doze chaves que caracterizam os melhores ambientes de trabalho são também aquelas que definem chefes extraordinários. Aqueles líderes que motivam, empolgam e, além disso, obtêm resultados de longo prazo fomentando bons ambientes de trabalho, ou seja, cumprem positivamente as questões anteriores.
Concluindo, se tem uma equipa, tente preocupar-se com estas doze chaves para criar um ambiente de trabalho empolgante; e se não tem pessoas a seu cargo, avalie a situação, veja o que está incompleto na sua empresa e tome decisões se necessário. Março é um bom mês para considerar mudanças.