Seis erros que deve evitar no Linkedin

Muitos utilizadores do LinkedIn procuram entender como optimizar a sua presença nesta plataforma, tentando “agitar as águas virtuais”. Mas, ao tentar fazer isso, cometem-se erros que prejudicam o profissional na rede. Neste contexto, Pedro Caramez, especialista em Linkedin partilhou na sua página seis erros comportamentais a evitar no LinkedIn.

 

1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no LinkedIn
Um dos primeiros grandes erros a evitar no LinkedIn é estar na rede sem propósito. Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e um profissional pode até ter várias. Os principais objectivos dos profissionais que estão na rede relacionam-se com o reforço de relações profissionais e o desenvolvimento da marca pessoal. Independentemente dos objectivos, o importante é ter uma acção focada.

Desta forma é possível estabelecer KPIs no LinkedIn, indicadores que mostram o crescimento da actividade na rede, e também saber como atingir o público-alvo (com a escolha certa de keywords, por exemplo). Se compreendo os objectivos, oriento as acções para fazer cumprir estes propósitos.

Formas de orientar a acção no LinkedIn:

  • Anotar as três principais razões pelas quais está ou quer estar no LinkedIn;
  • Determine quais as acções que apoiam cada um dos propósitos.

 

2. Não participar
Há mais de 830 milhões de pessoas no LinkedIne e a grande maioria não faz uso do seu perfil! 80% do tráfego no LinkedIn é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o propósito da rede não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.

O sucesso no LinkedIn é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros utilizadores demora tempo. Por isso, não tente impingir a sua venda ou a sua proposta a um candidato à primeira interacção. A paciência é muito importante para continuar a participar mesmo quando não está a ver resultados.

Não há garantias de que os esforços dentro da rede produzam resultados, mas se não participar de forma consistente, aí é certo que não é encontrado nenhum sucesso. E esse é mais um dos erros a evitar no LinkedIn: falta de participação e consistência nessa mesma participação.

Como devo participar no LinkedIn?

  • Comprometa-se a estabelecer actividades para efectuar durante a semana;
  • Agende essas actividades para não serem esquecidas.

Estas actividades podem ser de vária ordem: desde publicação de conteúdos, ao envio de mensagens ou, então, ao fortalecer a sua rede de contactos. O importante é estar activo na rede e sempre com propósito.

 

3. Causar uma boa primeira impressão
No LinkedIn as pessoas podem querer visitar o seu perfil por diferentes razões: pode pertencer à mesma empresa, ter grupos em comum, ou mesmo ser encontrado em pesquisas. As pessoas querem visualizar o seu perfil e ter uma compreensão clara de quem é e de que forma podemos reforçar a sua rede de contactos.

Se não fornecer informações suficientes a quem o visita, nunca poderá causar uma boa impressão. Por isso, além de pontos a melhorar como, por exemplo, uma foto profissional e um título profissional bem trabalhado, tem de ter em atenção todos os pontos do seu perfil. Isto porque até pode ser encontrado, no entanto precisa de manter a atenção de quem o visita.

4. Não fornecer valor à rede
Sem os pontos anteriores, não é possível (ou muito dificilmente) é possível acrescentar valor à rede. Se fornecer valor aos outros sem pedir algo em retorno, o retorno aparecerá por si. Por isso, um dos grandes erros no LinkedIn é não procurar activamente fornecer valor à rede.

Já foi referido anteriormente que é importante estar activo. Mas é possível ser-se activo e não se acrescentar valor. Por isso, para acrescentar valor à sua rede é tão simples como:

  • Encontre pelo menos dois contactos para interagir por semana;
  • Responda pelo menos a três perguntas por semana;
  • Identifique ligações que merecem uma recomendação.

Além disso, procure acrescentar valor através das diferentes publicações que faz na rede. Isto é tão simples como criar publicações de relevo para o seu sector ou, então, participar noutras publicações com insights relevantes.

 

5. Não construir a credibilidade dentro da rede
Um perfil LinkedIn criado e configurado em todas as áreas contém todo o tipo de informações sobre a experiência pessoal. No entanto, para se afirmar de forma credível é preciso construir e manter a sua credibilidade.

  • O perfil bem construído é o primeiro passo a dar. Um perfil cuidado e actualizado frequentemente mostra dedicação e que é o seu perfil correcto, evitando perfis-cópia ou confusões com outros profissionais.
  • Se dar recomendações é uma forma de dar valor à sua rede, recebê-las também o é. Ter várias recomendações é sinal de que é um profissional de confiança e que os seus clientes ou conexões confiam em si. Assim como daria recomendações a pessoas que conhece e confia, peça-lhes que lhe recomendem o perfil também.
  • Adicione conexões que façam sentido na sua rede. Uma rede de contactos coesa e bem construída contribui positivamente para a sua credibilidade no sector e na indústria que opera.
  • Junte-se a grupos que sejam de interesse eu e das áreas onde opera, mais uma vez mostrando que é uma voz activa nos seus campos.
  • Procure oportunidades para estabelecer ligações ao ajudar e partilhar o seu conhecimento com a sua rede.

6. Comunicação exagerada
Alguns utilizadores da rede, na procura de quererem mostrar-se mais activos, começam a contactar em demasia. Isto é, em vez de se focarem na qualidade dos contactos, focam-se na quantidade. Isto faz com que inundem as diversas caixas onde há a possibilidade de contactos: seja a de comentários, como a de pedidos para conexões ou mensagens. Isto é mais um dos erros a evitar no LinkedIn.

Ao enviar mensagens, pedidos ou comentar em publicações ou grupos, seja consciente da sua publicação. Alguns profissionais da rede acabam por não respeitar o espaço e ideias e, acabando por ficar muito mal vistos na rede. Pense também que as pessoas não gostam de ser bombardeadas com propostas de produtos, vendas ou candidaturas sem contexto. Mostre o seu valor primeiro.

  • Ao participar em grupos, conheça e respeite as regras;
  • Ao enviar pedidos, escolha bem quem adiciona e escreva sempre uma mensagem personalizada;
  • Não partilhe aquilo que não gosta que os outros partilhem na rede.
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