
Isabel II celebra 70 anos de reinado. Que lições de liderança podemos aprender com a monarca?
Durante o seu reinado passou por diversos conflitos internacionais, crises políticas, recessões e até escândalos familiares, mas manteve firme no trono.
Assim, não é de estranhar que possamos recorrer a ela quando se procuram lições para quem tem o desejo de ter uma carreira longa e de sucesso:
- É preciso estar sempre preparado para as mudanças
Isabel tornou-se rainha depois da morte precoce do seu pai. Seria rainha aos 25 anos. Mesmo de luto, soube lidar com as pressões e responsabilidades de assumir um reinado tão jovem.
- Não se prenda ao passado, viva o presente
A monarca soube desde sempre apreciar a tecnologia e os avanços da sociedade. A comunicação dos palácios de Buckingham e Kesington é feita pela internet, e os membros da família real dão atualizações sobre os eus trabalhos através de redes sociais, como o Twitter.
- Aceite: sacrifícios são necessários
Tal aconteceu quando não autorizou o casamento da sua irmã com um plebeu divorciado. Também nos negócios é preciso aceitar os sacrifícios.
- As aparências importam
A rainha idealizou a sua identidade visual. Ao longo de décadas, adaptou o seu look, mas manteve sempre uma linha sóbria e imponente. Assim aconteceu igualmente na forma como conduziu o império.
- Prepare seus sucessores
Isabel tornou-se rainha quando nem imaginava que o seria. Mas agora até os bisnetos da monarca já são preparados para assumir o trono.