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É o chefe? Saiba como manter os amigos no trabalho
Liderar e manter amizades com os seus colaboradores pode ser difícil – mas não é impossível se mantiver estes preceitos em mente.
Um artigo da Harvard Business Review explica o que deve ter em mente para conseguir criar relações duradouras de amizade no trabalho.
Em primeiro lugar, é preciso ter um «compromisso claro com os objectivos de negócio.» É preciso saber bem o que faz e porque faz de forma a agir com consciência e a saber justificar essas mesmas decisões de forma transparente.
Não ficar intimidado por emoções fortes. Irritou-se com algum comentário? Há algum/a colega que está furioso consigo? Tente relativizar este tipo de reacções e perceber que o importante é a empresa.
«Integridade, escuta empática, clareza de comunicação e limites fortes» são as competências que deverá ter para conseguir manter a cordialidade com os seus colegas de trabalho sem deixar que as emoções estraguem este tipo de relações.
E esteja preparado para perder a amizade. Se apesar dos seus esforços não conseguir manter esta amizade, passe à frente e foque-se nos seus amigos e no trabalho.