![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/04/3regus_homesick.jpg)
Profissionais portugueses com saudades de casa
Além de sentirem falta de casa e da família, os portugueses que viajam em negócios estão muito ligados à gastronomia e ao idioma, segundo um inquérito da Regus.
A gastronomia do país de origem (31%) está entre as três coisas de que os inquiridos portugueses mais sentem falta durante as viagens em trabalho, superando o clima local e os animais de estimação, detalha o relatório da empresa fornecedora de espaços de trabalho flexíveis.
Nas viagens de negócios para o exterior, os inquiridos revelaram que depois da família (68%) e da sua casa (38%), é mais provável sentirem nostalgia pela gastronomia local do que tentação pelas iguarias estrangeiras (25%). Um em cada cinco inquiridos (17%) também sente falta de falar a sua língua materna.
«Outras conclusões:
– Os inquiridos portugueses sentem-se mais deprimidos com a falta do clima português (22%) do que a média (8%);
– Em geral os indivíduos da Geração X e da geração do «Baby Boom» estão menos predispostos a viajar em trabalho, invocando responsabilidades familiares;
– A Geração X, a que tem os filhos mais novos, é a que mais sente a falta da família (73%);
– Em Portugal, quase um quinto dos inquiridos (18%) está agora menos predisposto a separar-se das comodidades de sua casa e a viajar em negócios do que há dez anos.»