Profissionais de Compliance e Gestão de Risco procuram-se

Empresários europeus debatem gestão do riscoA escassez de profissionais qualificados é um problema para as empresas numa época em que as organizações do mercado de capitais pretendem investir na área, segundo um estudo da Accenture.

A escassez de profissionais com competências de Compliance acaba por ser um obstáculo para o sucesso de muitas das empresas. 34% estão à procura de talentos da área para contratar e 46% pretendem aumentar as suas equipas, de acordo com o estudo da Accenture “Compliance’s Seat at the Table – Hard to Earn, Hard to Retain”.

Numa altura em que 65% dos bancos e organizações do mercado de capitais prevêem aumentar o seu investimento em Gestão de Risco e Compliance em cerca de 10% ou mais nos próximos dois anos, esta tendência de recrutamento ocorre em paralelo com o investimento das organizações na formação dos seus colaboradores no sentido de aperfeiçoarem os seus conhecimentos.

85% dos entrevistados referiram que a integração dos novos colaboradores contratados é geralmente bem sucedida, mas que o nível de desgaste é bastante elevado. Como tal, metade deles (51%) contrata empresas de recrutamento e head-hunters para ajudá-los na identificação de candidatos e na elaboração de propostas de trabalho competitivas, tendo como objectivo aumentar as equipas de gestão de Compliance.

«As empresas que atraem ou capacitam a sua força de trabalho podem beneficiar menos do que esperam, a menos que ofereçam planos de carreira atraentes aos profissionais de Gestão de Risco e Compliance, que são fortemente procurados e que representam um conjunto relativamente pequeno de talento», refere Steve Culp, senior managing director da área de Finance and Risk Services da Accenture.

O estudo da Accenture foi baseado num inquérito realizado a 100 executivos e avalia a área de Compliance em bancos e organizações de mercado de capitais na Europa e América do Norte. Os inquiridos eram na sua maioria responsáveis pela gestão de Compliance das suas organizações.

Ler Mais