Não gosta do que está a fazer? Descubra se está na função errada ou simplesmente num emprego tóxico

Nenhum emprego é perfeito. Se se sente descontente ou desmotivado no trabalho, como identificar se está na função errada ou se o seu emprego é simplesmente tóxico? A Harvard Business Review dá uma ajuda.

 

Primeiro, descubra a sua “identidade profissional” fazendo uma auto-avaliação. Quais os seus valores, objectivos, paixões e forças? E o que necessita do seu empregador para dar o melhor de si na função?

Seguidamente, avalie o seu empregador para descobrir onde está esse “desalinhamento”. Se cuidam das suas necessidades – se sente valorizado, integrado e respeitado – mas o trabalho em si não está alinhado com a sua identidade profissional, é provável estar na função errada. Neste caso, talvez seja hora de redireccionar o seu caminho profissional.

Por outro lado, se adora o seu trabalho, mas o seu empregador não vai ao encontro das suas necessidades, estará provavelmente num ambiente tóxico. Se se sente desconfortável, fale com o seu manager sobre o que o preocupa e trabalhem juntos para encontrar soluções. Se essa conversa não melhorar a sua situação, deve considerar seriamente procurar outro empregador.