Está com demasiado trabalho mas não quer “queixar-se” ao chefe? Saiba o que deve fazer (e dizer)
Quando se começa um novo emprego, é-lhe dado um cargo específico. Mas por vezes, à medida que o tempo passa, obtém-se cada vez mais responsabilidades e torna-se difícil assegurar todas elas. A pensar nisto, o blog Vagas partilha dicas para dizer ao seu chefe que tem demasiado trabalho sem parecer que se está a queixar.
1. Fale com um colega
Quando decidir confrontar o seu gestor, fale com um colega em quem confie sobre o seu problema. Uma segunda opinião pode ser muito importante, não só de um colega de trabalho, mas também de um membro da família ou amigo. Seja honesto com eles e consigo mesmo.
2. Faça perguntas como “Esta linha temporal é realista?” e “Estou a gerir correctamente o meu tempo?”
O objectivo é desafiar-se a si próprio e obter uma perspectiva externa para ver se está verdadeiramente sobrecarregado de trabalho. Por vezes, o infeliz facto é que simplesmente tem de trabalhar mais do que gostaria. Torna-se um problema quando o trabalho começa a perturbar o equilíbrio da sua vida profissional.
3. Agenda uma reunião com o seu chefe
Se fez tudo o que podia para aliviar a sua carga de trabalho excessiva mas ainda está atolado em ansiedade, é altura de falar com o seu chefe. Marque uma reunião para uma altura em que tenha muito tempo. Para se preparar, faça uma lista de tarefas.
4. Reveja o seu uso do tempo
Na mesma reunião com o seu gestor, reveja quanto tempo gasta em tarefas de rotina. Pode haver algumas tarefas obviamente demoradas, por isso pergunte quanto tempo o seu gestor espera que gaste em cada um destes projectos. Deverá levar realmente dois dias a preparar uma folha de cálculo mensal? Se assim for, óptimo. Se não, repensar a sua estratégia. Pergunte: “O que sugere que eu faça em vez disso?”