Não sabe como estimular a criatividade na sua empresa? Implemente estas cinco medidas

O relatório de 2020 The Future of Jobs Report, do World Economic Forum, aponta a criatividade no top 15 das competências com uma procura crescente pelas empresas até 2025. No âmbito do Dia da Criatividade celebrado a 17 de Novembro, a plataforma de e-learning corporativo GoodHabitz, deixa cinco sugestões a ter em conta para estimular a criatividade nas organizações.

 

  1. Promover a formação

A formação é um ponto-chave para desenvolver competências de criatividade, bem como a produtividade dos colaboradores. Assim, permitir o acesso a cursos sobre Design Thinking, por exemplo, onde é promovida uma abordagem colaborativa que recorre à estimulação da criatividade para resolver problemas práticos e teóricos, irá mudar a ideia de que esta competência é algo inato e que, ao contrário do que se pensa muitas vezes, pode ser trabalhada e ensinada de modo a promover a diversidade de ideias nas equipas;

 

  1. Estimular a troca de ideias

Os colaboradores deverão sentir-se à vontade para apresentar as suas ideias, por mais fora da caixa que as mesmas possam ser. Para tal, os gestores e líderes devem incentivar um ambiente de trabalho com abertura para a participação de todos, de modo que os mesmos se sintam confortáveis e confiantes para deixarem as suas ideias fluírem e as apresentarem à equipa, sem medo de julgamentos;

 

  1. Desenvolver lideranças inspiradoras

Os líderes são o pilar-chave para a promoção da criatividade nas organizações. Desta forma, caso as empresas promovam lideranças cépticas e restritivas no que diz respeito à inovação, as equipas ficarão inibidas e não se sentirão à vontade para fugir do tradicional. É, portanto, fundamental promover lideranças inspiradoras e receptivas à mudança e, se necessário, formar os altos cargos para adoptarem este perfil;

 

  1. Incentivar a escuta activa

É essencial os quadros de liderança promoverem processos de escuta activa capazes de dar voz a todos os elementos de uma equipa. Além disso, ideias geram ideias, e, portanto, fomentar um ambiente onde se escutam atentamente e com propósito as ideias dos outros trará oportunidades de gerar abordagens complementares ou completamente novas e com potencial para fazer as empresas evoluírem. Em simultâneo, praticar a escuta activa incentiva os colaboradores a estarem atentos ao feedback dos seus stakeholders e compreenderem que caminhos podem permitir melhorias nas organizações;

 

  1. Criar um “departamento” de criatividade

Ter pessoas designadas para trabalhar a criatividade numa organização pode ser também uma forma para promover esta competência. Ou seja, criar um grupo com alguns elementos da organização, responsáveis por analisar e colocar em prática ideias e sugestões dos colaboradores e desenvolver um espaço de trabalho que promova a inovação e o espírito criativo. Este “departamento” poderá ainda, entre outras coisas, atribuir aos colaboradores mais criativos prémios, de modo a mantê-los motivados por gerar novas ideias.

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