Estas dez tendências (globais) vão dominar o recrutamento em 2023

Prestes a entrar num novo ano, é provável que as empresas se deparem com maiores dificuldades em atrair candidatos qualificados de um mercado de talentos já por si escasso e competitivo. Como tal, os departamentos de recursos humanos viram-se obrigados a mudar a abordagem ao recrutamento e à retenção para se tornarem mais eficientes, ágeis e proactivos. A Forbes avança as principais tendências de contratação e recrutamento para 2023.

 

O recrutamento vai ser mais proactivo

Em 2023, continuaremos a assistir a uma mudança de recrutamento reactivo para proactivo, com os Recursos Humanos a recorrer a estratégias-chave para identificar talentos antes que a procura para determinada função se torne crítica.

 

Remuneração e benefícios competitivos

Os recrutadores devem entender que ter pacotes salariais e de benefícios atractivos tornará a empresa muito mais competitiva no mercado actual. Os candidatos manifestam maior satisfação geral com o seu trabalho quando a remuneração está alinhada com o seu nível de competências e experiência, bem como benefícios ajustados ao colaborador. As empresas vão dar-se conta de que investir em salários mais altos e pacotes de benefícios atractivos será a melhor forma de atrair e reter talento em 2023.

 

Transparência salarial

Seja exigido por lei ou não (este ano, a Califórnia aprovou uma lei que exige mais transparência em relação à disponibilização de dados de faixas salariais em listas de empregos), quando se trata de informar o candidato quanto irá receber, a transparência está associada à redução do gap salarial.

Um estudo da PayScale revelou que as empresas que são voluntariamente transparentes no que diz respeito aos salários tiveram uma redução do gap salarial entre homens e mulheres: as mulheres ganhavam de 1 a 1,01 dólar para cada dólar que um homem ganhava.

 

Pools de candidatos

À medida que os recrutadores efectuarem uma procura activa de candidatos qualificados, irão criando pools de potenciais candidatos antes da disponibilização de vagas. Assim, quando essas surgirem, o recrutador de forma proactiva pode ser o primeiro a entrar em contacto e garantir um candidato. Recrutadores proactivos também se esforçam para construir relacionamentos com os seus pools de talentos e estar por dentro das tendências de recrutamento.

 

Social media

Na última década, os recrutadores têm recorrido às redes sociais para descobrir e monitorizar potenciais candidatos. As redes sociais também podem ser usada como uma ferramenta por profissionais de recursos humanos para enfatizar a marca e os valores do empregador. Um estudo da MRINetwork revelou que 69% dos que procuram emprego recusar-se-iam a trabalhar para uma empresa com reputação negativa, portanto, manter uma imagem positiva da empresa deve ser uma das principais prioridades dos Recursos Humanos.

 

Aumentar os esforços de retenção de colaboradores

As taxas de rotatividade estão a aumentar e muitos departamentos de recursos humanos estão a adoptar uma abordagem mais proactiva para desenvolver e aplicar estratégias de aumento de retenção de colaboradores.

 

Aumentos significativos e programas de reconhecimento/valorização de colaboradores

Os colaboradores de hoje querem sentir-se valorizados e devidamente compensados pelo tempo, trabalho e esforço que dedicam a uma empresa. Além dos aumentos programados anualmente, aumentos do custo de vida e outros ajustes relacionados com a inflação, os bónus de bom desempenho serão uma boa ferramenta de motivação. Reconhecer abertamente os sucessos dos colaboradores também é outra forma de mostrar à equipa que o seu trabalho é valorizado.

 

Criar ambientes diversos e inclusivos

Valores e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão são fundamentais para empresas que pretendem manter uma cultura produtiva e positiva no local de trabalho. De acordo com a Glassdoor, dois em cada três potenciais colaboradores procuram e pesquisam especificamente empresas com equipas diversas. A Deloitte revelou que 47% dos candidatos procuram activamente empresas que valorizam a diversidade e a inclusão, e 83% dos millennials estão mais envolvidos num ambiente inclusivo. São inúmeros os estudos que provam que a performance financeira das empresas beneficia com equipas diversas.

 

Recrutamento interno através de upskilling e reskilling, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de carreira

O upskilling e reskilling de colaboradores é uma excelente forma de preencher as lacunas de talento numa empresa e reduzir a contratação e outros custos. Disponibilizar aos colaboradores formação e oportunidades de desenvolvimento de carreira e mobilidade ascendente também é uma óptima maneira de aumentar o envolvimento e a retenção. De acordo com uma pesquisa da ClearCompany, 76% dos colaboradores manifestam interesse em oportunidades de crescimento. Uma pesquisa recente da go2HR revela que 40% dos colaboradores que recebem formação inadequada deixam a empresa um ano após a contratação.

 

Ferramentas digitais e software de recrutamento para criação de pool de talentos e avaliação de candidatos

Cada vez mais empresas integram o uso de ferramentas digitais ou software ATS no processo de contratação, muitas vezes adoptando uma abordagem combinada entre métodos digitais e presenciais.

Este tipo de ferramentas melhoram a gestão de tempo e esforço nos processos de recrutamento, ajudam os recrutadores a encontrar talentos e a manter os potenciais candidatos mais envolvidos durante os processos.

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